Summit

Grupo VIA/PPGEGC representa a academia no Startup Summit 2018

VIA palestra sobre a conexão entre academia e habitats de inovação à convite da Associação Catarinense de Tecnologia no Startup Summit

Summit

On the 12 and 13 of June, o maior evento dedicado a reunir os diversos atores do ecossistema de tecnologia e inovação do Brasil, o Startup Summit, agitou Florianópolis e estimulou o potencial de empreendedores, executivos e investidores que se fizeram presentes. Foram mais de 1500 participantes na imersão que teve como objetivo incentivar o networking e o aprendizado voltado à inovação, por meio de painéis, speeches, workshops e feira de negócios. No coração do evento, não poderia estar de fora um dos principais atores do ecossistema de inovação catarinense, and ACATE. Com espaço próprio, a associação preparou exposição e talks com convidados, como “Sinergia entre empresas e startups de sucesso” com o Grupo Nexxera and “Dados para o bem: tecnologias para dar escalada em impacto positivo” com o Social Good. Um dos convidados para o talks ACATE foi o grupo de pesquisa interdisciplinar VIA Estação Conhecimento, do PPGEGC UFSC, com bate-papo sobre a “Conexão entre academia habitats de inovação”.

Summit

STARTUP SUMMIT 2018, Centro de convenções Luiz Henrique da Silveira – Florianópolis, 12/-7/2018. SEBRAE SC VOE IDEIAS. Foto: Imagem e Arte – Elis Pereira.

Conexão entre academia habitats de inovação

No Brasil ainda há certa dificuldade para se reconhecer o papel da pesquisa científica no desenvolvimento de habitats de inovação. Em função da dinamicidade do mercado, principalmente daquele ligado à inovação e tecnologia, o potencial de contribuição da academia, enquanto hélice da inovação, nem sempre está claro para os diversos atores do ecossistema. Entretanto, no contexto catarinense, o grupo VIA, coordenado pela professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira, tem se destacado nos últimos 3 anos, fortalecendo o ecossistema de inovação por meio de pesquisa e extensão em colaboração com ICTs, government, mercado e sociedade civil. O objetivo da participação no evento foi apresentar seus resultados em pesquisa científica, extensão universitária e consultoria.

O case da VIA no Startup Summit

O grupo interdisciplinar vinculado ao PPGEGC é o único grupo de pesquisa especializado em habitats de inovação no Brasil, reunindo professores da universidade e pesquisadores externos, mestrandos e doutorandos do PPPGEGC/UFSC, mestrandos em Intellectual property and technology transfer for Innovation (PROFNIT/UFSC) e alunos de graduação em iniciação científica (CTC-CSE-CFH/UFSC). O propósito da VIA é criar, compartilhar e preservar conhecimento científico sobre innovation habitats.

A atuação do grupo possui norteadores, sendo um dos principais: tornar o conhecimento científico sobre habitats de inovação acessível e utilitário para a sociedade por meio da ciência aberta. No âmbito da pesquisa, a VIA busca difundir conhecimento por meio de atalhos do conhecimento como artigos científicos, livros, ebooks, publicações em congressos, and VIA Magazine e um blog, onde o conteúdo pode ser encontrado de forma mais objetiva e simplificada para um público não-acadêmico, além de notícias e novidades sobre habitats de inovação.

Saiba mais sobre as práticas de compartilhamento do conhecimento científico utilizadas pela VIA

Durante a apresentação do case no Startup Summit, foram apresentados diferentes aspectos da estrutura do grupo: ensino, research and extension. Em ensino, foram citadas algumas iniciativas realizadas nas disciplinas de graduação e pós-graduação, como a resolução de problemas reais em habitats de inovação, and criação de projetos inspirados em conceitos de habitats de inovação e as visitas técnicas a habitats de inovação. Em extension, houve a citação do projeto VIA Generation, a aplicação da metodologia hackathon e as capacitações, como Cidade Inovadora and Cidade Inteligente. Em search, o protagonismo foi dado ao projeto de Innovation Habitats Strengthening (VIA/SDS/FAPESC). Também foi destacada a participação da VIA como único grupo de pesquisa ligado ao Pacto pela Inovação e a consultoria em projetos como: credenciamento e monitoramento dos Centros de Inovação de Florianópolis e a elaboração do novo Marco Legal de Inovação de SC.

O legado da participação do grupo no evento foi a mudança de percepção dos atores do ecossistema de inovação sobre as diferentes formas como a academia pode contribuir com seu fortalecimento.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.