IMG 2735 Facetune 06 06 2018 18 07 07

VIA capacita professores da rede pública no tema Cidade Inovadora

Grupo VIA estimula a formação de pequenos cidadãos para a inovação em cidades

On the 05, 06 and 07 of June, no Centro de Educação Continuada – CEC, o #teamVIA capacitou quase 100 professores da rede pública municipal de Florianópolis. “Cidade Inovadora” é o conceito chave do tema da XIII Edição do Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis nas Escolas Públicas Municipais, o qual visa despertar o espírito cívico das crianças, convidá-las a refletir sobre os aspectos que envolvem a cidade e estimulá-las a pensar de forma criativa sobre como contribuir para sua melhoria. A capacitação é fruto da parceria entre o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento e o Setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis – GMF.

Saiba mais sobre essa edição em “Concurso Floripa Inovadora: a cidade formando seus pequenos cidadãos”

A capacitação tem como objetivo apresentar o conceito de Cidade Inovadora aos professores e prepará-los para trabalhar o tema em classe com seus alunos. O papel de cada capacitado é atuar como um multiplicador em sala de aula. Thus, a disseminação do conceito, por meio dos professores, tem potencial para impactar por volta de 7500 alunos da rede pública. O conceito desenvolvido pelo grupo de pesquisa tem em sua base a inovação social, a participação cidadã, a coprodução e atuação conjunta da quádrupla hélice de inovação (government, mercado, universidade e sociedade civil), como se vê abaixo:

Cidades inovadoras conceito

Cidade inovadora – conceito da VIA Estação Conhecimento

.

A capacitação é coordenada pela professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, e executada pela sua orientanda de doutorado, a advogada Ágatha Depiné. O grupo de pesquisa realiza essa contribuição social por compreender que as tipologias urbanas ligadas à inovação têm como fator comum o melhor aproveitamento do capital humano e social de seu espaço. Nessa concepção, o modo como os cidadãos agem e participam do espaço urbano tem influência direta na transformação da cidade ou bairro em um habitat de inovação. Thus, o primeiro passo para a participação é a educação cidadã e a mudança da percepção sobre o seu papel e responsabilidades coletivas.

O legado dessa ação do Grupo VIA é a facilitação da mudança cultural da cidade, por meio da formação cidadã e do engajamento social. A formação cidadã das crianças no presente garantirá uma cidadania ativa e responsável no futuro.

O processo de formação dos professores é planejado para envolver estudo e prática com materiais de apoio desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. A primeira engloba: apostila didática para consulta, sugestões de leitura para aprofundamento, lista com proposição de atividades no tema para realizar com os alunos e banner com o cenário da cidade inovadora; já a segunda, envolve jogo sobre as tipologias urbanas ligadas à inovação e o um canvas da educação, ambos para dinâmicas realizadas durante a capacitação presencial.

Veja aqui sobre a capacitação em Cidades Inteligentes

Os professores capacitados podem inscrever seus alunos de 1º ao 5º ano nessa edição do Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis nas Escolas Públicas Municipais, sob o tema “Floripa Inovadora”, até o dia 04 de julho. Para isso, basta acessar esse link e seguir as instruções.

E aí, vamos juntos transformar nossa cidade? 🙂

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.