Fortalecimento De Habitats De Inovação

Innovation Habitats Strengthening – VIA, SDS e FAPESC

Parceria entre a VIA e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) promove o fortalecimento de habitats de inovação

Desde 2015 a VIA Estação Conhecimento, por meio do projeto denominado Innovation Habitats Strengthening, atua junto à SDS para impulsionar o ecossistema de inovação catarinense. O grupo de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, coordenou o projeto em função da sinergia deste trabalho com o seu propósito: tornar o conhecimento tangível e utilitário para a sociedade, enquanto fortalece o ecossistema de inovação catarinense. The project, financiado pela SDS por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), tem como objetivo realizar estudos e ações para a implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina. Thus, os pesquisadores do time, coordenados pela profa. Drag. Clarissa Stefani Teixeira, desenvolvem pesquisas no âmbito dos habitats de inovação com foco nas funções dos centros de inovação, como: inovação, talento, cultura e desenvolvimento urbano.

Entregas do grupo de pesquisa

Uma das entregas do projeto foi o alinhamento do conceito base de centro de inovação, disponível em ebook nesse link. O projeto também teve outros desdobramentos, como inspirar a dissertação de uma das pesquisadoras do grupo, com o tema: Os Processos de Liderança na Implantação de um Centro de Inovação a Partir a Perspectiva Construcionista, disponível aqui. Algumas das pesquisas para alinhamento conceitual realizadas para o desenvolvimento do projeto foram publicadas em ebook, como cidades inteligentes e ecossistema de inovação, acessíveis neste link.

Outro passo importante foi o desenvolvimento da Metodologia de One Stop Shop para o ecossistema de inovação catarinense (OSS CANVAS), trabalho conjunto entre a coordenadora do projeto, Clarissa Stefani (PPGEGC/UFSC), e Josep Pique, presidente da International Associaton of Science Parks an Areas of Innovation – IASP .

Entretanto, essa semana foram lançados os dois Guias de Desenvolvimento de Ecossistemas e Centros de Inovação, os quais definem a estratégia para implantação dos 13 Centros de Inovação do estado e foram desenvolvidos com consultoria e apoio da VIA Estação Conhecimento.

Documento de referência está no âmbito do projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação da VIA Estação Conhecimento

Os documentos vão potencializar as ações juntos aos 13 Centros de Inovação, que estão sendo construídos nas diferentes regiões do estado. Para o secretário da SDS Carlos Chiodini, “o guia conceitual irá transformar os prédios em verdadeiros hubs de conexão e de desenvolvimento”.

A localização dos Centros de Inovação no estado de Santa Catarina pode ser encontrada aqui!

O primeiro livro apresenta o projeto dos Centros de Inovação e o Pacto pela Inovação in Santa Catarina – lançado em outubro de 207.

O Pacto pela Inovação se constitui como um conjunto de ações estratégicas definidas de forma alinhada entre as entidades do ecossistema, cada uma delas focando em seu próprio público-alvo, mas contribuindo para o fortalecimento e solução das principais defasagens do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Ele representa, também, uma estratégia mais coerente com a nova realidade, onde o papel do Estado deixa de ser o de mero financiador – muitas vezes de projetos pouco planejados e pouco convergentes – para ser, antes de tudo, o de grande orquestrador da visão de futuro almejada (SANTA CATARINA, 2017).

No documento também é possível encontrar uma abordagem conceitual sobre o tema como política pública. O segundo volume é composto de um material técnico, voltado aos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação e pessoas envolvidas nos ecossistemas e ambientes de inovação em seus municípios. Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, este material apresenta um passo a passo, desde modelos conceituais e metodologias pesquisadas ao redor do mundo, até documentos de ordem prática, como modelos de editais e regimento interno.

A SDS está prevendo ainda a elaboração de um terceiro documento sobre especialização dos Centros de Inovação e suas regiões. A parceria será entre a SDS e O Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

.

Clique aqui para baixar o Livro 1 and Livro 2.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.