Geração VIA

Uma das vertentes da VIA Estação Conhecimento é o estudo das cidades sob a perspectiva da inovação, envolvendo tipologias urbanas de destaque no contexto contemporâneo, como: cidades inteligentes, cidades criativas, distritos criativos, cidades sustentáveis, distritos de inovação e cidades inovadoras. Besides that, aspectos ligados ao desenvolvimento e à gestão urbana também são abordados, como a inovação social, a inovação aberta e a inovação urbana propriamente dita.

Nesse sentido, estudos realizados ao longo dos últimos anos destacam que as tipologias urbanas ligadas à inovação têm em comum o melhor aproveitamento do capital humano e social de seu ambiente, considerando, nesse sentido, a criatividade e o conhecimento das pessoas como importantes fatores no processo da inovação. Thus, o modo como os cidadãos agem e participam do espaço urbano tem influência direta na transformação da cidade ou área em um habitat de inovação.

A partir disso, com o objetivo de apoiar a mudança cultural desses locais, atuando na formação cidadã e no engajamento social voltado à inovação, a equipe de pesquisadores do grupo VIA desenvolveu capacitações, jogos educativos e material didático para crianças e professores, possibilitando seu aprendizado sobre as tipologias urbanas inovadoras e o estímulo de seu espírito cívico. Esse projeto de extensão, denominado Geração VIA, apoia-se na compreensão de que a formação cidadã das crianças fomentará uma cidadania ativa e responsável no futuro.

Os recursos didáticos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa abrangem as seguintes temáticas: cidades inteligentes, cidades criativas, cidades sustentáveis, mente empreendedora, startups e habitats de inovação. Sua utilização começou em 2017 junto ao Concurso de Desenho e Redação nas Escolas Públicas Municipais de Florianópolis, realizado pela Guarda Municipal de Florianópolis e a Prefeitura Municipal de Florianópolis. Nessa edição, o tema do concurso infantil foi “Floripa Inteligente”, e o conceito base foi o de cidades inteligentes. O grupo VIA participou como parceiro capacitando mais de 250 professores na temática e disponibilizando material de apoio e jogos para sala de aula, tendo impacto em por volta de 7500 children. Nesse ano, o concurso ocorrerá com o tema “Floripa Inovadora” e a capacitação dos professores foi novamente realizada pelo grupo.