Mentores

Hack the UFSC 2022/1 chega ao fim

Hack the UFSC: Os alunos da disciplina optativa Habitats de Inovação apresentaram um plano de ação para tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora com base nos desafios levantados a partir das dimensões do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE): Inovação, Extensão, Cultura empreendedora, Capital Financeiro, Internacionalização e Infraestrutura.

Sobre a disciplina

A disciplina de Habitats de Inovação inicia abordando o tema inovação e habitats de inovação com diferentes metodologias de ensino para que os alunos possam absorver o conteúdo de maneira inovadora como pode ser visto aqui.

Depois de abordar essas temáticas, a disciplina parte para a metodologia Hack The UFSC que propõe realizar um placemaking universitário para fomento do empreendedorismo e inovação a partir da prática dos habitats de inovação, projeto que tem apoio da Fundação da Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).

Hack The UFSC

Os alunos são contextualizados sobre o conceito de Universidade Empreendedora e apresenta-se como o RUE é elaborado a fim de que os alunos entreguem um plano de ação de como tornar a UFSC mais inovadora e empreendedora a partir das dimensões do ranking.

Assim a primeira etapa é o levantamento de desafios. Nesse semestre, os alunos se basearam nas percepções coletadas na turma passada, na percepção deles, nas 214 respostas ao formulário Hack The UFSC além de respostas de cerca de 100 alunos entrevistados pelos grupos.

Após essa etapa, os alunos foram mentorados para ajudar na definição dos problemas levantados, cada grupo tinha um mentor e com o auxílio do canvas identificaram os principais desafios da dimensão trabalhada.

Os mentores que colaboraram foram: Danisson Reis, Guilherme Paraol, Gabriel Dupont, Eduardo Mazzuco, Ricardo Silvestro, Joelias Silva e Maria Eduarda Zanella.

Na etapa seguinte os alunos idearam soluções e realizaram um benchmarking para propor soluções para cada desafio levantado que também foram definidas com a ajuda dos mentores.

Após isso, os alunos elaboraram um plano de ação com o passo a passo para colocar em prática a solução encontrada e apresentaram a uma banca externa para avaliação composta por Leandro Maciel Nascimento e Ágatha Depiné.

Os grupos mais bem avaliados foram respectivamente: Capital Financeiro, Cultura empreendedora e Internacionalização.

O grupo vencedor ganhou prêmios que foram elaborados com o próprio laboratório maker do VIA. O segundo e terceiro grupo também ganharam copos do VIA.

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Juliana de Souza Corrêa

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC, atuando junto à SINOVA e integrante do Grupo VIA realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo universitário.