Refletindo sobre conceitos da Economia Criativa a partir do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil 2022
O Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022, da Firjan, trouxe importantes dados sobre a economia criativa no Brasil, mostrado aqui. Todavia, o estudo vai além e traz toda uma seção de análise sobre pontos chaves na economia criativa e eu te convido para falarmos um pouco deles.
O papel da economia criativa dentro da economia do conhecimento
O estudo traz que a economia do conhecimento é quando os ativos intangíveis são a “mola propulsora” da economia, e que deixou de ser uma tendência emergente para ser parte da economia mundial. Um destes ativos é a criatividade que, por sua vez, é o motor da economia criativa, dessa forma, o estudo define economia criativa como:
Subconjunto das atividades e setores centrais à economia do conhecimento, tomando o conhecimento como matéria-prima e adicionando valor a esse conhecimento por meio da criatividade técnica, estética e de negócios, na geração de produtos e serviços criativos.
O texto faz questão também de definir indústrias criativas como:
($…) intersecção entre artes, cultura, negócios e tecnologia. Elas seriam responsáveis pelo ciclo completo de criação, produção e distribuição de bens e serviços que utilizem criatividade e conhecimento como seus insumos principais (…)
Assim, a economia criativa seria as indústrias criativas acrescidas com todas as pessoas e processos criativos que estão dentro de setores não-criativos.
Uma nova forma de enxergar os setores criativos
Que os setores criativos são diversos e, às vezes, a classificação dos mesmos leva a um criticismo, já é amplamente divulgado. Nas indústrias criativas: museus, quadrinhos, jogos digitais, filmes, esculturas e tantas outras formas possuem assento.
O estudo propõe uma nova forma de enxergar as indústrias criativas baseado na velocidade de mudança do meio material (matérias-primas, tecnologias, infraestruturas, etc) e do meio semiótico (signos, valores, códigos).
Importante notar como cada quadrante requer atenções diferenciadas enquanto políticas públicas. Fato que é brilhantemente apresentado no estudo.
Principais desafios da Economia criativa no Brasil
O estudo também traz os principais desafios dos setores criativos no Brasil, alertando que eles continuam os mesmos:
- Restrição do acesso ao crédito pela inadequação das instituições financeiras em agir diante dos ativos intangíveis;
- Formação de talentos, precarização das formas de trabalho, alto número de informalidade, atuação na área criativa de forma amadora ou como complemento a um emprego não criativo;
- O impacto da digitalização nos novos modelos de negócios, na propriedade intelectual e nas atividades intermediárias da cadeia de valor;
Mensurando intangíveis
O Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022 também aponta as dificuldades metodológicas em como mensurar ativos intangíveis, devido as peculiaridades do setor e as incertezas e riscos que envolvem o lançamento de um produto criativo no mercado. Devido a esses fatores, o estudo propõe dois métodos de valoração (John Holden e Comissão Warwick) que levam em consideração além dos impactos econômicos já conhecidos como geração de emprego e participação no PIB, a aceitação e o impacto para a sociedade.
Soft Power e a economia criativa
O Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022 aborda o conceito de Soft Power do Joseph Nye que fala sobre como a imagem de um país pode atrair, influenciar e persuadir através das sua ideias, culturas e valores.
Os EUA são bastante conhecidos pelo seu soft power que leva sua cultura por meio de filmes, séries, livros, quadrinhos e animações. Recentemente, a Coréia do Sul tem usado a onda hallyu nesta mesma direção levando a imagem do país por meio do KPOP, filmes e doramas.
O estudo aponta que o Brasil possui uma grande possibilidade de explorar o soft power, que hoje está muito atrelado à imagem do Carnaval. Porém, o estudo que a uma infinidade de ativos criativos que podem ser usados para alavancar a imagem do Brasil no exterior, tais como: a possibilidade de uma economia verde, as nossas paisagens naturais, nosso audiovisual, nossa música, nossas expressões culturais genuínas, além de produtos tipicamente brasileiros como a cachaça e o café.
para mais detalhes sobre os conceitos abordados no estudo, e outros pontos que foram trazidos e não foram contemplados neste post, aconselho acessar Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022 e se debruçar com a riqueza de dados e informações trazidos.
Danisson Luiz dos Santos Reis
Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis ($see all)
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: San Francisco African American Arts and Cultural District, San Francisco, EUA - 4 de November de 2024
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Calle 24 Latino Cultural District, San Francisco, EUA - 17 de October de 2024
- Florianópolis é escolhida a capital mais criativa do Brasil. - 11 de October de 2024