Floripa Inteligente

Concurso Floripa Inteligente e a intervenção urbana com crianças

Floripa inteligente

Concurso Floripa Inteligente da GMF + Geração VIA para a formação cidadã das crianças

Há pouco mais de um ano iniciamos uma parceria voluntária com a Guarda Municipal de Florianópolis- GMF, com a responsabilidade de apoiar e ajudar a repaginar o Concurso de Desenho e Redação que a entidade conduz há treze anos nas escolas municipais. Nosso desafio era expandir a abrangência de seu conteúdo, o qual nos primeiros onze anos foi voltado somente à educação no trânsito (mobilidade), para todas as dimensões de uma cidade. Para isso, era necessário definir um tema pontual para a edição corrente e capacitar todos os envolvidos, da GMF aos professores da rede municipal, tornando-os multiplicadores junto às crianças que poderiam se inscrever e participar do concurso. O tema escolhido, em função do potencial de Florianópolis na área de tecnologia e inovação, foi Cidade Inteligente. Thus, surgiu o concurso infantil Floripa Inteligente.

Floripa inteligente

Capacitação do setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis em abril de 2017.

A preparação para o concurso Floripa Inteligente

De nossa parte, havia o objetivo de não apenas disseminar o conceito de cidade inteligente (um dos habitats de inovação de que se ocupa nosso grupo de pesquisa), mas também de começar a provocar as crianças, nossos pequenos cidadãos, a refletirem sobre o que é a vida nas cidades, sobre o que é cidadania e qual o seu papel enquanto cidadão. Sabemos que isso pode contribuir para formar uma nova geração de cidadãos mais ativos, participativos e responsáveis frente aos desafios urbanos que as próximas décadas prometem.

Thus, durante o ano passado, capacitamos presencialmente por volta de 200 professores da rede municipal de educação com auxílio de material didático e de apoio no conceito de Cidade Inteligente. Esse professores, somados, tinham possibilidade de impacto em 9000 alunos das 26 escolas que aderiram o concurso. Para as crianças, gamificamos o conceito de cidade inteligente e o disponibilizamos em cinco diferente games que os professores multiplicadores poderiam utilizar em sala de aula. A capacitação e os games provocaram nosso grupo a criar também o projeto VIA Generation.

Floripa Inteligente

Game de Cidade Inteligente – VIA Generation

A premiação do concurso Floripa Inteligente

Após a capacitação no mês de maio de 2017, os professores multiplicadores passaram a disseminar o conceito de cidade inteligente em suas turmas nas escolas de Florianópolis e a preparar as crianças para o concurso Floripa Inteligente. Os alunos do 1º ao 3º ano participaram na modalidade desenho, enquanto os alunos do 4º e 5º ano participaram na modalidade redação. Os desenhos e redações inscritos foram avaliados por uma banca de professores (português e artes), membros do setor de educação da GMF e de uma representante do Grupo VIA.

Em setembro, durante a semana de trânsito, houve a premiação do concurso, a qual também envolveu o anúncio de uma nova modalidade de premiação: o Prêmio Intervenção Urbana. Thereby, além das melhores redações e desenhos terem sido premiados, a escola mais engajada no concurso ao longo das edições foi premiada com uma intervenção em seu entorno. Para viabilizá-la, sugerimos nossos parceiros do Urban Traces Movement, os quais prontamente se disponibilizaram a ajudar.

A intervenção urbana do concurso Floripa Inteligente

Nesse final de semana, quase um ano após a premiação, foi realizada a intervenção urbana nos muros da premiada: Escola Antônio Paschoal Apóstolo.

Floripa Inteligente

Realização da pintura do muro da Escola Antônio Paschoal Apóstolo

A intervenção foi realizada nos muros da escola do Rio Vermelho com desenhos feitos por artistas urbanos a partir dos trabalhos das crianças premiadas no Floripa Inteligente!Além da arte da intervenção ter sido criada com base nas redações e desenhos das crianças, elas também participaram ativamente da pintura. E, para tornar a atividade mais lúdica e divertir, o #teamVIA preparou diversas máscaras de super-heróis em seu espaço maker, para que crianças pudessem se ver como verdadeiros super-heróis da cidade!

O legado dessa ação foi a mudança de percepção das crianças sobre o seu papel de cidadão e a demonstração prática, por meio da intervenção urbana que as envolveu, do potencial de transformar a cidade que o cidadão ativo possui. Felizes por ver a participação conjunta da comunidade, dos movimentos sociais urbanos, da guarda e da universidade. Gratos a todos que ajudaram a concretizar esses planos para tornar nossa cidade cada vez mais inteligente! ❤️🙂 E obrigada GMF por essa parceria tão especial!

Agora é aguardar o concurso Floripa Inovadora! 😃

Assista ao vídeo da reportagem realizada pelo programa Balanço Geral Florianópolis, da RIC:

Intervenção urbana com crianças – Concurso Floripa Inteligente

Projeto incentiva alunos a transformar Florianópolis em uma cidade inteligente! #ConcursoFloripaInteligenteForam mais de 200 professores capacitados no tema Cidade Inteligente, 26 escolas participantes e potencial para impactar 9000 estudantes da rede de ensino municipal 😍 🚀 #VIAcidades

Publicado por VIA Estação Conhecimento em Terça-feira, 14 August 2018

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.