IMG 5781

Crianças por “Floripa Inteligente” – despertando o melhor de nossos pequenos cidadãos!

Ontem foram reveladas na sede da Guarda Municipal de Florianópolis as crianças vencedoras do XII Concurso de Desenho e Redação, nessa edição com o tema “Floripa Inteligente”. O concurso é realizado anualmente pela Prefeitura de Florianópolis, por meio do setor de educação da Guarda Municipal, há mais de uma década nas escolas do município. Um dos objetivos é despertar e estimular a consciência das crianças para questões coletivas e sobre a vida na cidade. Esse ano optou-se por trazer à discussão o conceito de Cidades Inteligentes, propondo às crianças pensarem em novas formas de melhorar a cidade a partir dessa visão.

smart cities são aquelas que utilizam a tecnologia para realizar sua melhor visão de futuro nas dimensões: economia, pessoas, governança, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida, as quais são igualmente essenciais e têm como bom resultado conjunto o reforço da concepção de cidadão como o centro do ecossistema urbano. Dentre essas dimensões, três são principalmente alicerçadas nos cidadãos e se traduzem como: participação pública (governança), capital humano (pessoas inteligentes) e estilo de vida (qualidade de vida). Nesse sentido, fica clara a necessidade de cada vez mais responsabilizar o cidadão sobre o seu papel no contexto urbano.

Para o desenvolvimento dessa edição do concurso foi estabelecida uma parceria entre a Guarda Municipal, o Grupo VIA – EGC/UFSC e o Urban Traces Movement. O Grupo VIA teve como responsabilidade capacitar os professores da rede pública para que estes pudessem transferir aos seus alunos o conceito de Cidades Inteligentes. O grupo também atuou no corpo de jurados do concurso para seleção dos trabalhos vencedores. O Movimento Traços Urbanos é o responsável por entregar o “Prêmio Intervenção Urbana”, que abrange a requalificação do entorno da escola premiada a partir do levantamento das necessidades e interesses da comunidade envolvida, o qual será realizado em oficina posterior desenvolvida em parceria com o Grupo VIA. Esse projeto será finalizado até o final do primeiro semestre de 2018.

As crianças vencedoras receberam prêmios diversos, como tablets, celulares, bicicletas e notebooks, todos fornecidos por empresas e parceiros doadores. Em outubro o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, irá receber as quinze crianças vencedoras em seu gabinete para uma reunião de “Colegiado Infantil”, onde as crianças poderão apresentar suas ideias e percepção sobre a cidade. A escola vencedora do “Prêmio Intervenção Urbana” foi a Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo, por ser a escola do município com o maior número de participação na história do concurso.

Veja abaixo os trabalhos vencedores do XII Concurso de Desenho e Redação – “Floripa Inteligente”:

Em 1º lugar:

  • PRIMEIRO ANO – Aluno Gustavo José da Silva (7 anos) da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim
  • SEGUNDO ANO – Aluno João Antônio Silveira (8 anos) da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
  • TERCEIRO ANO – Aluno André Felipe Pereira de Souza (9 anos) da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza
  • QUARTO ANO – Aluno John Weslley Imperator (10 anos) da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea
  • QUINTO ANO – Aluno Anail Alexander Simas Ferreira (11 anos) da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea

Em 2º lugar:

  • PRIMEIRO ANO – Aluna Valentina Domingos Gomes (6 anos) da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo
  • SEGUNDO ANO – Aluna Manuela de Oliveira Andrezzo (8 anos) da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
  • TERCEIRO ANO – Aluno Matheus Gabriel Alves Bráz (9 anos) da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim
  • QUARTO ANO – Aluna Júlia Duarte Francisco (9 anos) da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea
  • QUINTO ANO – Aluna Angélica da Gama Bornelli (11 anos) da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal

Em 3º lugar:

  • PRIMEIRO ANO – Aluno Ian Amaral da Silva (6 anos) da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo
  • SEGUNDO ANO – Aluna Sarah Matias (8 anos) da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal
  • TERCEIRO ANO – Aluno Kauê Lopes da Rocha (9 anos) da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza
  • QUARTO ANO – Aluna Nicole Maria Back (10 anos) da Escola Básica Municipal Mâncio Costa
  • QUINTO ANO – Aluno Adriano José da Silva (9 anos0 da Escola Básica Municipal Mâncio Costa

Em breve informações sobre os próximos desdobramentos do concurso que pode ajudar a despertar o melhor dos nossos pequenos cidadãos! 🙂

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.