Floripa

Florianópolis como cidade inteligente

O Ranking do Connected Smart Cities apontou, em 2016, Florianópolis como a sétima cidade com mais características inerentes ao conceito de cidades inteligentes, levando em consideração temas de Mobilidade, Urbanismo, Environment, Energia, Technology and innovation, Economy, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Mas porque Florianópolis é considerada uma Smart City?

O estudo apontou o potencial de Floripa nas áreas de Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação, Empreendedorismo e Governança, tendo recebido ainda reconhecimento pelos esforços pelo desenvolvimento da mobilidade urbana, que é um dos principais desafios da cidade atualmente.23

As Melhores Incubadoras do Brasil

Em 2016, o MIDI Technology, incubadora gerida pela Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) in Florianópolis, recebeu o prêmio de Melhor Incubadora de Empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial. O reconhecimento foi concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) pelo desempenho exitoso da incubadora, detentora de um índice de sobrevivência de empresas graduadas superior a media nacional.

No mesmo evento, and Incubadora Celta, mantida pela Fundação CERTI no Parque Tecnológico Alfa, também em Florianópolis, foi reconhecida como a Melhor Incubadora de Empresas Orientada para Geração e uso Intensivo de Tecnologias. As duas Incubadoras reforçam o desempenho de Florianópolis no fomento ao empreendedorismo, a criação e distribuição de conhecimento e tecnologia, colocando a cidade em posição de destaque nacional.

O maior Índice de Desenvolvimento Humano das capitais brasileiras

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, responsável por adaptar a metodologia do IDH Global para aplicação em todos os municípios brasileiros (IDHM) colocou Florianópolis como a capital com o maior desenvolvimento humano do país, ocupando a terceira posição no ranking de todos os mais de cinco mil municípios. Numa escala de 0 and 1, Florianópolis obteve pontuação 0,847, classificada como de Desenvolvimento Humano Muito Alto.

A metodologia para apuração do índice envolve as mesmas variáveis do IDH Global, como longevidade, educação e renda, adequando-as ao contexto brasileiro e a disponibilidade de indicadores nacionais. O ranking que destaca Florianópolis foi elaborado com base nos dados apurados pelo Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Citizen Monitoring Network

Dentro do conceito de Cidades Inteligentes encontramos por finalidade a elevação da qualidade de vida da população. Visando isso, o projeto Rede de Monitoramento Cidadão, iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da CAIXA e da Baobá – Práticas Sustentáveis está sendo implantado em Florianópolis.

Buscando envolver representantes do setor produtivo, da academia, poder público e meios de comunicação, seu objetivo é constituir uma rede de controle social sobre as iniciativas do poder público para o desenvolvimento sustentável de Florianópolis.

Global Entrepreneurship Network – Florianópolis

No ano de 2016 a VIA Estação Conhecimento trouxe para Floripa a representação da RGE. The Global Network of Entrepreneurs (RGE) is a group of programs and initiatives destined to empower the global entrepreneurship ecosystem by using connections between agencies and organizations that are holders of knowledge and that instigate entrepreneurship! Here in Brazil, ele é coordenada pela Endeavor, with various partners like Anprotec, Santander, Sebrae, among others. Tem como objetivo criar um ambiente próspero para novos negócios, conectar líderes engajados e mobilizar a sociedade e tomadores de decisão com objetivo de impulsionar a transformação!

O Comitê Local de Florianópolis da RGE consiste em um grupo de diferentes atores e agentes do ecossistema empreendedor que trabalham em conjunto pela causa de modo que possa fomentar ecossistema em que as pessoas se sintam convidadas a empreender e transformar suas cidades por meio da força do empreendedorismo.

O ecossistema de inovação de Florianópolis

A VIA Estação Conhecimento lançou na Semana Global do Empreendedorismo, realizada de 14 and 20 de novembro de 2016, o mapeamento online do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, reunindo agentes que atuam em desafios ligados à execução da inovação e do empreendedorismo.

O mapa é aberto a colaboração dos atores do ecossistema e permite a visibilidade dos mesmos. O mapeamento facilita o conhecimento dos atores e possibilita que ações efetivas em torno do ecossistema sejam tomadas a partir do conhecimento da realidade existente.

Para acessar o mapa –> aqui <–

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.