WhatsApp Image 2022 11 11 At 22.17.06 (2)

VIA na SEPEX: oficinas impulsionam inovação e empreendedorismo

Grupo VIA leva pautas tradicionais de empreendedorismo e inovação à comunidade através de oficinas

Além de um estande onde as diversas metodologias do grupo puderam ser apresentadas à comunidade, durante toda a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) que ocorreu de 07 a 11 de novembro, o VIA impulsionou a inovação e o empreendedorismo através de oficinas com as linhas temáticas de atuação do grupo!

Ao todo, 4 oficinas foram ofertadas a comunidade:

  • Universidades empreendedoras,
  • Innovation habitats – Conceito e Prática,
  • Ecossistemas de Inovação,
  • E Da cabeça para o mundo: guia para rodar a sua startup!

Essa última, contando a presença da mentora de negócios e líder de comunidade de startups em Florianópolis, Priscila Santana.

As áreas de “Ecossistemas de Inovação” and “Innovation habitats“, abordadas por Guilherme Paraol e Danisson Reis, respectivamente, são pautas pioneiras e tradicionais no grupo! A importância das tipologias, a interação entre os atores e as principais práticas de atuação foram discutidas com os participantes, destacando a relevância da inovação e seu impacto no desenvolvimento social e econômico territorial.

Já a área “Universidades Empreendedoras” é liderada no grupo VIA por Juliana Corrêa, aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e condutora da metodologia #HacktheUFSC, onde busca-se, justamente, o desenvolvimento e aplicação de ideias que venham a tornar a universidade mais empreendedora e inovadora.

A última oficina direcionou-se para a área do empreendedorismo inovador, onde os participantes foram desafiados na criação de startups em poucas horas: e funcionou! Passando por validação, entrevistando público real de forma presencial e virtual, definindo uma solução, estudando o MVP, modelando o negócio através da ferramenta Lean Canvas e finalizando com a produção de um pitch, os participantes experimentaram uma demonstração de como a mentalidade empreendedora pode ser utilizada para o desenvolvimento de soluções de problemas reais da sociedade através das startups e seus modelos de negócios repetíveis e escaláveis.

Destacamos a participação de Priscila Santana, parceira do VIA, que além de facilitar a idealização dos problemas que seriam abordados pelas startups, desenvolveu as atividades de validação e pitch para os mais novos empreendedores que tiveram a oportunidade de serem mentorados durante as atividades mão na massa.

Dan Reis, ministrante de Habitats de Inovação

 

 

Se você não conseguiu participar em nenhuma de nossas oficinas, fique de olho na próxima edição da SEPEX! 😉

Para seguir acompanhando nossas ações de inovação e empreendedorismo não deixe de nos acompanhar nas social networks 🚀

 

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, um dos primeiros pesquisadores nacionais a abordar ambidestria organizacional sob a perspectiva da inovação aberta. Contador pela UFMT, mentorava startups desde a graduação, por isso começou a atuar próximo a ambientes de inovação, já tendo fundado e administrado núcleos de incubação de empresas. Atualmente, segue mentorando startups e empresas de outras configurações, e estudando estratégias para melhorias de metodologias em ambientes de inovação.