VIA na SEPEX: oficinas impulsionam inovação e empreendedorismo
Grupo VIA leva pautas tradicionais de empreendedorismo e inovação à comunidade através de oficinas
Além de um estande onde as diversas metodologias do grupo puderam ser apresentadas à comunidade, durante toda a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) que ocorreu de 07 a 11 de novembro, o VIA impulsionou a inovação e o empreendedorismo através de oficinas com as linhas temáticas de atuação do grupo!
Ao todo, 4 oficinas foram ofertadas a comunidade:
- Universidades empreendedoras,
- Innovation habitats – Conceito e Prática,
- Ecossistemas de Inovação,
- E Da cabeça para o mundo: guia para rodar a sua startup!
Essa última, contando a presença da mentora de negócios e líder de comunidade de startups em Florianópolis, Priscila Santana.
As áreas de “Ecossistemas de Inovação” and “Innovation habitats“, abordadas por Guilherme Paraol e Danisson Reis, respectivamente, são pautas pioneiras e tradicionais no grupo! A importância das tipologias, a interação entre os atores e as principais práticas de atuação foram discutidas com os participantes, destacando a relevância da inovação e seu impacto no desenvolvimento social e econômico territorial.
Já a área “Universidades Empreendedoras” é liderada no grupo VIA por Juliana Corrêa, aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e condutora da metodologia #HacktheUFSC, onde busca-se, justamente, o desenvolvimento e aplicação de ideias que venham a tornar a universidade mais empreendedora e inovadora.
A última oficina direcionou-se para a área do empreendedorismo inovador, onde os participantes foram desafiados na criação de startups em poucas horas: e funcionou! Passando por validação, entrevistando público real de forma presencial e virtual, definindo uma solução, estudando o MVP, modelando o negócio através da ferramenta Lean Canvas e finalizando com a produção de um pitch, os participantes experimentaram uma demonstração de como a mentalidade empreendedora pode ser utilizada para o desenvolvimento de soluções de problemas reais da sociedade através das startups e seus modelos de negócios repetíveis e escaláveis.
Destacamos a participação de Priscila Santana, parceira do VIA, que além de facilitar a idealização dos problemas que seriam abordados pelas startups, desenvolveu as atividades de validação e pitch para os mais novos empreendedores que tiveram a oportunidade de serem mentorados durante as atividades mão na massa.
Se você não conseguiu participar em nenhuma de nossas oficinas, fique de olho na próxima edição da SEPEX! 😉
Para seguir acompanhando nossas ações de inovação e empreendedorismo não deixe de nos acompanhar nas social networks 🚀
Carlos Marcelo Faustino da Silva
Latest posts by Carlos Marcelo Faustino da Silva (see allVIA - Knowledge Station
- Um panorama da cidade: 7º Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI) é lançado - 18 de December de 2023
- Pesquisadores do VIA apresentam artigo: Tendências de pesquisa em Ambidestria Organizacional e Inovação Aberta - 12 de December de 2023
- Vamos conhecer as Empresas Juniores da UFSC? - 4 de August de 2023