HACK THE UFSC
Pesquisa quer identificar quais os problemas e desafios percebidos pela comunidade universitária para tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora.
As universidades ainda precisam de adaptações para o trabalho da missão trazida por Etzkowitz (1998) de ser empreendedora. Além do ensino e da pesquisa – primeira e segunda missão – as universidades se aproximam das demandas da sociedade pela tradução do conhecimento em utilidade econômica e social (ALMEIDA; CRUZ, 2010; ETKOWITZ, 2003).
O desenvolvimento do empreendedorismo, no âmbito da universidade, perpassa práticas de ensino, pesquisa e extensão. Assim como observado em universidades de países desenvolvidos, currículos empreendedores devem incluir práticas e projetos reais, possibilitando inclusive a transferência de tecnologia (DRIVAS et al., 2018) e de conhecimento.
HACK THE UFSC
Nesse sentido, os alunos da Disciplina de Habitats de Inovação, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC estão realizando uma atividade que faz parte do projeto denominado “Hack the UFSC”.
Desenvolvida pela professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira, a ação tem por objetivo criar projetos para transformar o campus universitário num ambiente melhor e mais inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.
Assim, o trabalho se pauta num processo de criação colaborativa denominado placemaking, o qual instiga os participantes a reimaginar e reinventar a UFSC. Neste ano, o Hack the UFSC tem como tema o empreendedorismo e a inovação. Para tanto, durante a disciplina foi desenvolvido um formulário visando identificar os desafios e problemas percebidos pela comunidade acadêmica para que a UFSC seja mais empreendedora e inovadora.
Então, se você faz parte da comunidade acadêmica, acesse o formulário AQUI e dê a sua opinião!
O Formulário é uma das etapas da metodologia que no semestre de 2021/1 será da seguinte maneira:
Foto de capa: Henrique Almeida /Agecom UFSC.
Referências Bibliográficas
DRIVAS, K.; PANAGOPOULOS, A.; ROZAKIS, S. Instigating entrepreneurship to a university in an adverse entrepreneurial landscape. The Journal of Technology Transfer, v. 43, n. 4, p. 966-985, 2018.
ETZKOWITZ, Henry. The norms of entrepreneurial science: cognitive effects of the new university–industry linkages. Research policy, v. 27, n. 8, p. 823-833, 1998.
ETZKOWITZ, Henry. Research groups as ‘quasi-firms’: the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, 2003.
Juliana de Souza Corrêa
Latest posts by Juliana de Souza Corrêa (see allVIA - Knowledge Station
- Lançamento do Ebook de Habitats de Inovação nas Universidades Federais - 14 de August de 2024
- Universidades Empreendedoras: conheça a nova edição da VIA Revista! - 23 de June de 2024
- As múltiplas faces da Universidade Empreendedora - 10 de October de 2023