20200116 150305

A preocupação de Barcelona com a sustentabilidade urbana

Barcelona lança seu Plano do Verde e da Biodiversidade 2020

Preocupada com o futuro ambiental da cidade, Barcelona lançou sem Plano Verde e de Biodiversidade 2020.

De acordo com o documento:

A biodiversidade presente nas grandes cidades, e especialmente na encontrada em espaços verdes, muitas vezes é a única oportunidade de contato com a natureza que a cidade oferece aos seus habitantes, e cumpre funções ambientais e sociais básicas para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

That way, o plano foi concebido como instrumento que define os desafios, objetivos e compromissos do governo municipal no que diz respeito à conservação da diversidade verde e biológica, mas também no que diz respeito ao conhecimento e cuidado do patrimônio natural pelos cidadãos.

In this context, com as ações previstas no plano espera-se alcançar uma infraestrutura ecológica capaz de:

  • produzir benefícios para as pessoas;
  • prestar serviços ambientais e sociais;
  • gerar locais de vida dentro do habitat urbano;
  • inserir a natureza na cidade;
  • conectar e ligar a cidade no território;
  • tornar a cidade mais fértil e dar-lhe maior resiliência aos desafios do futuro.

Para ter acesso ao Plan del Verde y de la Biodiversidad de Barcelona 2020 clique aqui!

Thus, o Plano Verde e da Biodiversidade propõe que em 2050 Barcelona seja uma cidade em que a natureza e a cidade interagem e melhoram por meio da conectividade do verde:

  • Cidade que possui uma infraestrutura ecológica que une cidade e território, e que presta serviços ambientais e sociais: resiliência, paisagem, saúde, beleza, cultura e oportunidades de relacionamento para as pessoas.
  • Local onde a biodiversidade é apreciada, preservada e aprimorada como patrimônio natural da Terra e como fonte de benefícios para as pessoas e gerações presentes e futuras.
  • Uma cidade em que todas as oportunidades são aproveitadas para inserir a natureza e promover o contato de pessoas com elementos naturais.

That way, o modelo de cidade previsto é desenvolvido a partir de dois conceitos-chave, conectividade e renaturalização e utiliza-se de dois instrumentos. Primeiro, os corredores verdes urbanos, que permitem configurar uma rede real, uma infraestrutura ecológica robusta e funcional. Besides, dos chamados espaços de oportunidade, os quais são espaços desocupadas até telhados e varandas, que podem revitalizar o meio ambiente.

What do you think? Conheça mais sobre Barcelona com nossos posts clique aqui.

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)