Clovis Wood Pfjecifs6hM Unsplash

As iniciativas nos espaços públicos das cidades para combater o Covid-19

Como o vírus impactou a vida das cidades e como elas estão se adaptando a nova realidade!

Com a “nova normalidade” em alguns países, é possível perceber iniciativas no que diz respeito aos espaços públicos e a mobilidade urbana das cidades. In this context, a seguir trouxemos projetos e iniciativas em cidades do mundo todo.

Lavatórios nos espaços públicos de Goiânia e em outras cidades

Na capital de Goiás, Goiânia, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) iniciaram a instalação de pias nos principais espaços públicos da cidade. A ação tem como objetivo auxiliar na prevenção da contaminação, já que os equipamentos facilitam a higienização de moradores de rua e pedestres. Para saber mais sobre o projeto clique aqui! Além da capital, a ideia também foi implementada em São Paulo, Belo Horizonte e também em cidades do continente africano.

Máscaras acessíveis em totens em Cascais

Em Cascais, Portugal, foi criado e do programa “Máscaras Acessíveis”, pela Câmara Municipal de Cascais. Thus, iniciativa disponibiliza dispensadores automáticos de máscaras por toda cidade. As máscaras de proteção individual vem em pacotes com 4 unidades, pelo custo total de 1€. Para acessar o site do projeto clique aqui!

Cidades passam a incentivar ciclismo e caminhadas

Na cidade de Wuhan, na China, o primeiro foco de Covid-19, algumas empresas de compartilhamento de bicicletas tornaram seus serviços gratuitos. Dessa maneira, a gratuidade permitiu o acesso a profissionais da saúde e de voluntários que usavam o transporte para entregar artigos essenciais a pessoas com necessidades urgentes.

Ainda, Bogotá na Colômbia decidiu ampliar a utilização de vias em ciclovias – antes 76 km fechados para pedestres e ciclistas aos domingos – para todos os dias da semana, com o objetivos de incentivar as pessoas a utilizarem bicicletas e a mobilidade a pé ao transporte individual e coletivo. Para saber mais clique aqui!

Besides, outras cidades no mundo passaram a ampliar sua malha cicloviária. Nova York, após pressão popular, comprometeu-se a aumentar suas ciclovias temporárias e a testar o fechamento de ruas para carros. Ainda, Berlim, Calgary, Vancouver, Cidade do México também colocaram em prática as ciclovias temporárias e novos projetos incentivando a mobilidade sustentável.

Veja nosso post sobre a as bicicletas e sua solução para a saúde pública!

Tecnologia para o monitoramento do grau de contágio em Barcelona

Em Barcelona a utilização da tecnologia no desenvolvimento de ferramentas de combate ao corona vírus é evidente. Pode-se perceber, na criação de um aplicativo que mostra o grau de perigo de contágio da Covid-19 em distintas áreas da cidade, com base na geolocalização dos cidadãos contaminados. Dessa maneira, por meio de uma base de dados colaborativa, em que cada usuário atualiza seu status. Para saber mais sobre essa iniciativa e outras no âmbito das cidades inteligentes, clique aqui!

Investimento em espaços públicos na Nova Zelândia

O programa Innovating Streets for People lançado pelo governo da Nova Zelândia com o intuito de financiar projetos de urbanismo tático. Thus, o projeto visa proporcionar melhores espaços públicos no próprio bairro do morador, com iniciativas simples e adaptáveis.

Para o projeto Innovating Streets for People:

Muitos de nós nas áreas urbanas querem morar em bairros vibrantes, onde facilmente chegamos ao trabalho e acessamos lojas e serviços. Queremos nos sentir seguros e confortáveis, movendo-nos de maneiras que sejam boas para a nossa saúde e cuidem do planeta.

Nesse sentido, iniciativas como essas mostram a necessidade de se pensar cidades mais inclusivas, repletas de espaços públicos e áreas verdes. Besides, o investimento em uma mobilidade urbana sustentável se faz cada vez mais urgente.

Leia aqui nosso post sobre a resiliência urbana em tempos de pandemia!

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)