34ea2762 D0fe 4d87 9629 Cb727724e75a

Rede Veracidade e VIA: Jogo das Cidades

Sobre a Rede Veracidade

A Citizen Monitoring Network (RMC) – Rede Veracidade – é uma organização que tem como objetivo acompanhar o desempenho das cidades-membro em questões que impactam a sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos, e assim tornar estas cada vez mais inteligentes e humanas.

A Rede Veracidade está presente em 5 cidades do Brasil: Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas e Vitória. As perspectivas são que ainda mais cidades façam parte 🙂

Com e Rede possui como resultado, dois tipos de documentos. Ambos com sua primeira edição para cada cidade lançados em 2017.

  • Pesquisa de Opinião Pública (POP): se propõe a identificar como os moradores percebem a sustentabilidade na sua cidade.
  • Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI): é a coleta de indicadores-base, advindos da metodologia da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis, e indicadores locais, adaptados para cada cidade.

A VIA é uma parceira-chave da Rede e a professora Clarissa Stefani Teixeira é vice-presidente. #GoGoGo

Para divulgar os resultados obtidos no POP e RAPI de 2017, a VIA lançou o Jogo das Cidades!

O jogo está inserido no VIA Generation. Este é um projeto do VIA que tem como propósito aproximar crianças e jovens dos conceitos de inovação e empreendedorismo, por meio da criação de jogos e dinâmicas que permitam gerar conhecimento sobre diferentes temáticas relacionas às pesquisas do grupo!

Jogo das Cidades: Desenvolvido pela VIA em parceria a Rede Veracidade

O Jogo das Cidades busca promover a disseminação e discussões dos resultados obtidos na Rede Veracidade.

Composição do Jogo

1 tabuleiro; 1 dado de 20 lados; 1 manual de instruções; 5 peões para se deslocar no tabuleiro; 5 baralhos do POP, um para cada cidade, tendo 20 cartas cada; 5 baralhos do RAPI, um para cada cidade, com 20 cartas; 1 baralho de carta-pergunta com 30 cartas.

Foto: Arquivo VIA

Cada peão representa uma cidade-membro:

  • Florianópolis: ponte Hercílio Luz;
  • Goiânia: viaduto Latif Sebba (Avenida 85);
  • João Pessoa: Ponta do Seixas;
  • Palmas: memorial Luiz Carlos Prestes;
  • Vitória: teatro Carlos Gomes.

Como Jogar

O Jogo das Cidades consiste em uma comparação de indicadores das 5 cidades que compõe a RMC.

Cada jogador representa uma cidade e na sua vez, este deve lançar o dado para ver qual carta todos devem observar. No tabuleiro, há um espaço destinado a verificar qual categoria aquele número representa. Then, o mesmo escolhe naquela categoria, o indicador que julga ser o melhor da sua cidade para competir com os demais participantes. Thus, todos devem avaliar e se deslocar no tabuleiro conforme o resultado que a sua cidade obteve naquele indicador.

Há casas destacadas que tem como intuito trazer curiosidades sobre temáticas relacionadas à Rede. São casas em que sempre que o jogador da vez cair, este pega uma carta-pergunta no local demarcado no tabuleiro e o jogador anterior faz o questionamento. O jogador que caiu, deve tentar acertar a resposta para poder andar mais uma casa 😀

Semaforização

A semaforização foi elaborada em conformidade com padrões estabelecidos no POP e nos resultados do RAPI.

As cores indicam: Verde (anda duas casas), amarelo (anda uma casa), vermelho (volta uma casa), branco (não anda nessa rodada e fica a próxima sem jogar).

Foto 2: Arquivo VIA

Validação do Jogo

O jogo foi validado com o time VIA em suas reuniões e com uma turma de graduação na disciplina de Gestão da Sustentabilidade do professor Hans Michael van Bellen. O jogo promete gerar muitas discussões e a troca de informações sobre as cidades!

Foto 3: Arquivo VIA.

Saiba mais sobre as redes de inovação

Acompanhe a Rede Veracidade no Facebook

Veja nossos posts sobre a Rede em Florianópolis e baixe o POP e RAPI aqui

Conheça também o Jogo do Empreendedorismo do VIA Generation.

The following two tabs change content below.

Clarissa da Silva Flôr

Administradora pela UFSC, atenta às mudanças, à inovação e às diferentes formas de pensar. Técnica em meio ambiente que se preocupa com o futuro das pessoas e do planeta e percebe a pesquisa como uma forma de criação de conhecimento e evolução.

Latest posts by Clarissa da Silva Flôr (see all)