Foto Artística Dos Peões E Dado Do Jogo De Empreendedorismo Mente Empreendedora

Geração VIA e Jogo de empreendedorismo

Jogo de empreendedorismo traz conceitos e ensinamento sobre Mente Empreendedora para crianças do ensino fundamental.

A gamificação está no escopo da VIA e com ela o jogo de empreendedorismo ganha espaço para a disseminação de conhecimento. In this context, a VIA realiza ações que levam o conhecimento de forma tangível e utilitária para sociedade e conecta pessoas. Então, em meio das novas gerações, as ações do grupo de pesquisa em habitats de inovação não poderiam ser as mesmas realizadas pelas demais instituições do ecossistema. Em prol disso, surge o Geração VIA com o objetivo de ensinar e disseminar os conceitos tratados na academia para aqueles que estão em diferentes gerações e em especial os mais jovens. Logo, umas das ferramentas usadas são os jogos analógicos e, neste caso, os jogos de empreendedorismo apresentam foco do grupo.

Buscando atuar no fomento do empreendedorismo e especialmente das características empreendedoras a VIA lança o Jogo “Entrepreneurial Mind”. Esse jogo, So, trabalha a mente e ações empreendedoras, transformando empreendedorismo em um estilo de vida. That way, o jogo utiliza situações cotidianas de uma criança no ensino fundamental e atividades que possam ser realizadas dentro do de um Laboratório Maker.

O conceito criado para nortear a criação do jogo de empreendedorismo foi baseado em ideias de Dolabela (2008), Dias (2015) e Schaefer e Minello (2017). Tal conceito consiste em trabalhar dimensões como conhecimento, habilidades emocionais, mente linear, relacionamento, comunicação, strategy, criatividade e vocação.

Conhecendo o Jogo Mente Empreendedora

Imagem do tabuleiro do Jogo Mente Empreendedora

O jogo possui um tabuleiro que traz características empreendedoras para o mundo da criança. Desta forma, são 75 cartas: 37 cartas positivas, 15 cartas negativas e 23 cartas desafios, um dado de 6 lados e 5 peões.

Então, o jogo trabalha com recebimentos ou perda de recompensas físicas, simbolizadas por fichas de empilhar, durante as situações vivenciadas nas cartas:

  • Cartas positivas contém situações positivas em relação às características empreendedoras. Apresentam dois tipos de premiações: recebimento de recompensas e avanço de casa ou jogar novamente;
  • Cartas negativas contém situações opostas às propostas nas cartas positivas. As penalidades incluem pagamento de recompensas e retorno de casa, ficar sem jogar ou permitir que os demais jogadores avancem no jogo.
  • Cartas desafios exigem que a criança realize o que for proposto na carta para que possa receber a bonificação. As cartas apresentam questionamentos básicos sobre a ação empreendedora e também apresenta desafios de resolução de problemas . As crianças podem inclusive utilizar o que for necessário do laboratório maker.

O fim desse jogo de empreendedorismo ocorre quando o primeiro jogador chegar na casa FIM. No entanto, esse jogador não necessariamente será o vencedor da Mente Empreendedora. Thus, a criança que encerrar o jogo ganha três recompensas, mas o ganhador , por sua vez, é aquele que possui o maior número de recompensas físicas em mãos. Essa condição faz com que as crianças tenham estratégias durante o jogo inclusive na tomada de decisão dos desafios propostos nas cartas e no próprio tabuleiro.

Quer conhecer os demais jogos desenvolvido pelo VIA Estação Conhecimento? Então fique de olho no site do VIA Generation.

Referências

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DIAS, D. T. A. Impactos dos modelos mentais no desempenho organizacional: um estudo no setor metal-mecânico de Caxias do Sul. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Caxias do Sul, 2015.

SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Mentalidade Empreendedora: Do Modo de Pensar ao Modo de Agir do Indivíduo Empreendedor. Regepe Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Brusque, v. 6, n. 3, p. 495-524, 2017.

 

 

The following two tabs change content below.

Gabriela Slompo Pereira

Graduanda em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Latest posts by Gabriela Slompo Pereira (see all)