As conexões no Congresso de Prefeitos marcam a passagem do grupo VIA Estação Conhecimento
O grupo VIA e suas atuações
O grupo VIA Estação Conhecimento, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, é o único grupo de pesquisa em Habitats de Inovação e Empreendedorismo do Brasil em operação e certificado pela sua instituição de origem.
Fundado em 2015, o grupo atua de forma interdisciplinar. Com alunos de graduação, mestrado, doutorado, professores e pesquisadores externos o grupo tem foco em desenvolver conhecimento ao mesmo tempo em que apoia o fortalecimento do ecossistema de inovação por meio de ações de extensão. A partir de suas práticas torna o conhecimento científico criado na universidade tangível e utilitário para a sociedade.
O grupo vem atuando em importantes projetos como a definição de metodologias para a implantação e monitoramento de centros de inovação, pré-incubadoras e living labs. Além disso, uma de suas vertentes é o estudo das cidades sob a perspectiva da inovação considerando as tipologias urbanas de destaque no contexto atual, como: smart cities, creative cities, distritos criativos, distritos de inovação, cidades sustentáveis e cidades inovadoras.
Essas ações qualificam o grupo na atuação de diferentes frentes e principalmente naquelas que envolvem a promoção da cultura para a inovação e para o empreendedorismo abrindo oportunidades não apenas para o setor privado, mas também para o público.
O grupo consegue atingir diferentes públicos como crianças, adultos empreendedores ou gestores permitindo interação com os domínios trabalhados em âmbito acadêmico.
Programa Geração VIA: formando pequenos cidadãos para cidades inovadoras
As atividades do grupo possibilitam a interação com o meio externo a universidade. Uma das ações do grupo diz respeito a disseminação do conhecimento para os pequenos cidadãos que serão tomadores de decisão. O futuro esperado só é possível com a transformação das pessoas. Desta forma, é preciso atuar com aqueles que, em um futuro, terão influência direta na transformação das cidades e no próprio desenvolvimento econômico e social. Na literatura, diferentes são as indicações da necessidade de iniciar as transformações pelas crianças. Mas o que efetivamente tem sido feito nas diversas áreas de conhecimento se torna a questão central de discussão. Desta forma, a VIA mantém um Programa exclusivo chamado de Geração VIA que busca formar os pequenos para cidades inovadoras.
Segundo Clarissa Stefani Teixeira – líder da VIA Estação Conhecimento, desde 2017 o grupo vem atuando com o público de crianças e jovens em estratégias que permitam que o conhecimento em habitats de inovação chegue as escolas. As atividades tiveram início em uma parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis na preparação e operação do tradicional concurso de redação e desenho orquestrado pela Guarda há 11 anos. Em uma visão inovadora, 2017 foi marcado pelas discussões do concurso acerca de uma Floripa Inteligente onde o grupo atuou na preparação de todo o conteúdo didático utilizado pelos professores, assim como de recursos pedagógicos para uso em sala de aula, relembra.
Segundo Ágatha Depiné – Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento e pesquisadora da VIA, apenas na temática de cidade inteligente foram capacitados 250 professores e impactadas 9000 crianças. Esse ano, o concurso, que iniciou em maio, tem como tema Floripa Inovadora e as capacitações dos professores já foram realizadas, assim como o desenvolvimento dos materiais que balizam as práticas dos professores em sala de aula.
Com esse olhar, a Universidade Federal de Santa Catarina em uma parceria inédita firmou um protocolo de Acordo de Cooperação com a FECAM para disseminar o conhecimento sobre cidades inovadoras em todo o estado, iniciando justamente pelos pequenos cidadãos. A ideia é que com nossa metodologia seja possível envolver a nova Geração em conhecimentos que englobem aprendizados sobre as tipologias urbanas inovadoras e a provocação de seu espírito cívico propiciando a formação cidadã e engajamento social. Esses projetos apoiam-se na compreensão de que a formação cidadã das crianças estimulará uma cidadania ativa e responsável no futuro, complementa Depiné.
Os desafios urbanos sendo conectados por soluções inovadoras
Uma das ações do grupo VIA é o desenvolvimento de metodologias que permitem a condução de desafios. Conhecida pelo desenvolvimento de metodologias de inovação aberta, utilizadas especialmente em hackathons do governo do estado de Santa Catarina, a VIA apresenta outras metodologias que conduzem a seleção de inovações que respondam à, por exemplo, os desafios das cidades, públicos e privados.
Neste contexto, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, juntamente com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, com apoio da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE e apoio metodológico da VIA realizaram chamamento público para Soluções Inovadoras – Respostas inovadoras para os desafios da administração pública municipal. As soluções destacadas tiveram espaço durante Congresso de Prefeitos – Cidades para pessoas, soluções para munícipios.
Duas categorias foram avaliadas:
- Soluções Inovadoras para Cidades Inteligentes – Soluções que tornem as cidades mais humanas e inteligentes;
- Soluções para Gestão Eficiente – Soluções para aprimorar a arrecadação dos municípios e eficiência no gasto.
A banca foi constituída por Júlio Monteiro Teixeira – professor da Universidade Federal de Santa Catarina, José Roberto Branco Ramos Filho – professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Robson Jean Back – prefeito do município de São Martinho – Santa Catarina e Davi Silva – Head of Innovation da Teltec Solucions.
As soluções premiadas
Das 29 inscrições realizadas, 20 foram homologadas e 15 selecionadas para a apresentação. No evento, 14 foram apresentadas, sendo a ordem de classificação assim descrita:
- Soluções para Gestão Eficiente – Soluções para aprimorar a arrecadação dos municípios e eficiência no gasto
- 1 SISTEMA VGEO
- 2 LEIS MUNICIPAIS VERSIONADAS
- 3 SUMMÁ
- 4 APROVA DIGITAL
- 5 E-SICAR
- 6 IMAP
- 7 UVM
- Soluções Inovadoras para Cidades Inteligentes – Soluções que tornem as cidades mais humanas e inteligentes
- 1 FLEETER
- 2 TNH SAÚDE – SMS BEBÊ
- 3 KHRONOS AO VIVO
- 4 HALLO! SOCIAL
- 4 LOOP BIKE SHARING
- 6 MANEJE BEM
- 7 FIND MED
A partir da iniciativa, o grupo VIA em conjunto com a ACATE, Prefeitura Municipal de Florianópolis e demais parceiros inicia as atividades de implantação e operação do Living Lab! Vem novidades!
As práticas de habitats de inovação sob olhar da VIA Estação Conhecimento
O know-how do grupo em desenvolvimento de metodologias se encontra também na atuação junto aos habitats de inovação. Assim, o grupo VIA apresenta estratégias para a definição e desenvolvimento de Guia para a implantação de Modelo de Gestão de Centros de Inovação, desenvolvidos para o governo do Estado de Santa Catarina com conexões internacionais, para a atuação dos 13 Centros de Inovação. Além disso, apresenta metodologia própria de desenvolvimento de modelos de pré-incubação como operacionalizado pelo Cocreation Lab – pré-incubadora da economia criativa e de Living Labs e Urban Living Labs.
Durante o Congresso, o grupo VIA firmou parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – ADREL para o desenvolvimento de modelo de implantação de processo de pré-incubação para o desenvolvimento sustentável na região dos Lagos de Santa Catarina. O projeto inicia a operação ainda em 2018 e em breve um novo habitat de inovação estará disponível em Santa Catarina!
Quer saber mais sobre os habitats de inovação do estado? Acesse nosso mapa aqui!
A iniciativa vem no movimento de descentralização da inovação e do empreendedorismo para áreas ainda não ativas do estado. Uma oportunidade para outras regiões brasileiras, considera Clarissa Stefani Teixeira.
Aguardem! #GoGoGo #SCStrong
Latest posts by VIA Estaçãoconhecimento (see allVIA - Knowledge Station
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022