WhatsApp Image 2019 05 23 At 08.35.31 (1)

VIA realiza dinâmica de mapeamento com TRT-SC

VIA Estação Conhecimento realiza mapeamento de atores e stakeholders com grupo do TRT-SC

O grupo VIA vem realizando em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) um Programa de Inovação – Inova TRT-SC. O projeto pretende propiciar a criação de iniciativas inovadoras nas atividades do Tribunal.

Thus, dentre as diversas ações que serão realizadas ao longo do ano, ocorreu a dinâmica de mapeamento de atores e stakeholders do TRT12. A dinâmica, realizada de forma colaborativa com a participação de servidores de diversas áreas, aconteceu na sala de reuniões da SEDUC, no prédio do TRT-SC. O mapeamento dos atores e suas ações servirá na atuação dos stakeholders para a conexão do Programa de Inovação – Inova TRT-SC e do laboratório de inovação LabInova12, que será instituído. Besides, esse mapeamento serve para a chamada de mentores do Hackathon a ser realizando ainda esse ano.

A dinâmica realizada com grupo do TRT-SC

As dinâmicas que vêm sendo realizadas no âmbito do projeto são próprias do VIA Estação Conhecimento. Para o mapeamento dos atores foi utilizada parte da metodologia de orquestração de ecossistemas de inovação já realizadas em cidades como Santa Maria and Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, Chapecó, Tubarão, Blumenau and São José em Santa Catarina e Santarém no Pará. Thus, as atividades se iniciam com apresentação do conceito de ecossistemas de inovação e o que se espera em ecossistemas ativos e dinâmicos. As hélices necessárias para a orquestração de um ecossistema, trabalhadas com a metodologia são: conhecimento, público, empresarial, innovation habitats, fomento, institucional e sociedade civil. São esses os atores trabalhados na dinâmica e mapeados em termos de ação realizadas e oportunidades de conexão.

Então, durante a atividade”mão na massa”, os presentes identificaram, por meio de um canvas próprio da metodologia, os atores e suas ações. Neste ínterim, as ações descritas deveriam estar sendo realizadas em prol da inovação. Later, estes atores serão ponto de apoio para as atividades do INOVA TRT-SC, estando o TRT em conexão com o ecossistema de forma tanto a amparar suas ações, quanto a estar disponível para conexão dos demais órgãos.

Após, foi trabalhado o canvas de stakeholders do grupo VIA. Desta maneira, foi identificada a ligação dos atores mapeados com as ações de solução, mentorias e incentivo ao Programa. Besides, estes atores foram prospectados em termos de fornecimento de infraestrutura, testagem e validação das soluções e conhecimento.

Os atores e stakeholders identificados na dinâmica irão ser contatados para alinhamento das ações do TRT-SC. moreover, o TRT12 irá fazer uma conexão conjunta entre as diferentes hélices, estando assim cada vez mais engajados com os diferentes atores do ecossistema de inovação para a economia do conhecimento.

As ações que estão sendo desenvolvidas no Inova TRT-SC podem ser acompanhadas pelo site do VIA e pelo site do TRT12.

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com