Ecossistemas De Inovação

Ecossistemas de inovação são mapeados em Santa Catarina

VIA continua com mapeamento de ecossistemas de inovação em municípios de Santa Catarina

Depois de Chapecó e Santa Maria, o grupo VIA aplicou sua metodologia de mapeamento de ecossistemas de inovação em Tubarão. Tubarão está localizada no Sul do Estado de Santa Catarina e, apresenta intenção de ser reconhecida como polo de saúde. Thus, a articulação dos atores, a preocupação com a realidade local e as necessidades de mudanças para se alcançar o impulsionamento do polo, fez com que a VIA em conjunto com a ACATE, estivessem na cidade para a realização do workshop.

Em práticas mundiais, aposta-se na maturidade dos sistemas com a atuação em nível local e regional para a operação em nível global. Thus, um dos principais pontos de análise dos ecossistemas é saber quem é quem e quais as ações as entidades vêm desenvolvendo para que a proposta da região seja reconhecida não apenas internamente, mas também externamente.

Segundo a professora Clarissa Stefani Teixeira – líder da VIA Estação Conhecimento, o percurso em ter ações em uma mesma direção, as quais são colocadas a favor da cidade, é longo. Tubarão já dá os primeiros passos, com ações sendo realizadas. Com o workshop, poderemos ter um panorama do que já existe, quem realiza cada uma das práticas e quais as necessidades para promover a inovação.

O mapeamento do ecossistemas de inovação

O workshop em ecossistemas de inovação é mediado pela VIA. No entanto, os protagonistas são os cidadãos que vivem e ocupam o espaço da cidade. Thus, o workshop é realizado com atores que tenham envolvimento da cidade. Besides that, são mapeadas pessoas (CPFs) e instituições (CNPJs) que estejam realizando práticas em prol da inovação e do empreendedorismo. O panorama geral da cidade é definido em um movimento colaborativo de conhecimento. A partir do discurso são identificadas as práticas existentes e, consequentemente, quais são as necessidades mais emergentes. Estas necessidades se associam em termos de conhecimento, suporte, infraestrutura e financiamento para a inovação.

Thus, após a explicação da metodologia as atividades são realizadas pelos participantes. Discussões são realizadas entre os grupos até se chegar em um senso de concordância. Logo, a partir das apresentações são identificadas as necessidades e oportunidades para serem trabalhadas pelo ecossistema. Em breve estaremos novamente em Tubarão para apresentar os resultados.

Quer saber mais sobre o que já foi realizado pelo grupo? Clique aqui!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)