734

Grupo VIA inicia diagnóstico do ecossistema de inovação de São Bento do Sul

O Grupo VIA Estação Conhecimento desembarca em São Bento do Sul com a missão de realizar o diagnóstico do ecossistema de inovação local. O objetivo é entender quem são os atores e suas práticas e identificar elementos que possam desenvolver ainda mais a inovação na cidade. That way, o Grupo VIA em parceria com os atores locais, pretende ao final do projeto ajudar a orquestrar o ecossistema de inovação a produzir maiores e melhores resultados.

São Bento do Sul

O município de São Bento do Sul está localizado no norte do estado de Santa Catarina. Com aproximadamente 82 mil habitantes é a 14ª maior cidade do estado. O município foi criado em 21 de maio de 1883, pela Lei Providencial nº 1030, e foi instalado em 30 of January, 1884. A vocação econômica de São Bento do Sul é a madeira, sendo reconhecida como a Capital Nacional dos Móveis. Além do setor madereiro, se destacam também os setores cerâmico, plástico, metalúrgico, fiação e tecelagem.

Em 2010, o município alcançou um IDHM de 0,782, índice de desenvolvimento humano considerada alta. O PIB do município atingiu em 2014 um total de R$ 3,1 bilhões. moreover, no período compreendido entre 2010 and 2014, o PIB apresentou uma taxa média de crescimento de 13,4% ao ano. Thus, acima da média estadual de 12,2% ao ano para o mesmo período.

Cidade de São Bento do Sul. Fonte: Carolina Alves / Flickr.

Em 2015, São Bento do Sul contava com 5.115 empresas. Destas, 98,8% são empresas de micro e pequeno porte responsáveis por 49,0% dos postos formais de trabalho. Os estabelecimentos estão relacionados a agropecuária (0,8% ), indústria (21,7%), comércio (36,4%) e setor de prestação de serviços (41,2%). No entanto, o setor industrial é o que mais emprega no município (54,1%) seguido pela prestação de serviços com 30,5% e o comércio com 15,2% dos empregos de carteira assinada.

Rede de Centros de Inovação

São Bento do Sul integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Santa Catarina para oferecer mecanismos de apoio ao empreendedor. Thus, oferece suporte desde o momento da ideação até a empresa estar preparada para ir para o mercado. moreover, os centros de inovação tem como missão impulsionar o desenvolvimento regional.

No Estado de Santa Catarina serão instalados 15 innovation centers. Nos municípios de Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Videira os Centros de Inovação já estão em operação. Nos municípios de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Rio do Sul e São Bento do Sul estão em fase de projeto e viabilização.

Os Centros de Inovação são um forte aliado para impulsionar o ecossistema de inovação. That way, São Bento do Sul busca compreender o seu ecossistema e criar iniciativas que aliadas ao centro de inovação alavanquem o desenvolvimento regional. Para isso, o Grupo VIA iniciou suas atividades em parceria com atores locais para realizar o diagnóstico do ecossistema de inovação.

Metodologia VIA

A metodologia VIA consiste em diferentes etapas de entendimento do ecossistema de inovação. O objetivo é entender quem são os atores locais, suas práticas e necessidades. A partir do diagnóstico torna-se possível aos atores locais definir um plano de ação para orquestrar e ativar o ecossistema de inovação do município. Um ecossistema de inovação ativo tem a capacidade de gerar um potencial competitivo para a localidade.

Thus, por intermédio de sua metodologia a #EstaçãoVIA vem colaborando com diversas localidades para o reconhecimento, orquestração e ativação de seus ecossistemas de inovação. Nessa perspectiva, Florianópolis/SC, Blumenau/SC, Chapecó/SC, São José/SC, Caxias do Sul/RS, Santa Maria/RS, Santarém/PA são exemplos de localidades onde a Metodologia VIA foi aplicada. Atualmente a metodologia está sendo aplicada nas cidades de São Bento do Sul, Rio do Sul e Rivera no Uruguai.

Reference

SEBRAE. São Bento do Sul em números. 2017. Disponível em: https://www.saobentodosul.sc.gov.br/sao-bento-sul-em-numeros. Acessado em: 24 ago 2020.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.