O que faz um mentor?
A função básica que um mentor exerce é a de orientar
A orientação tanto a título educacional como também profissional, tem como objetivo auxiliar os indivíduos a compreenderem seus talentos e potenciais. Além disso, pode habilitar o indivíduo a planejar ações adequadas para desenvolver competências que agreguem valor pessoal, econômico e social.
Essa orientação pode ser feita por meio de um mentor. Contar com um mentor pode fazer diferença na jornada individual e organizacional visando alcançar bons resultados. O mentor, na prática de equipes, por exemplo, representa uma experiência valiosa e uma relação complexa no desenvolvimento da vida pessoal e profissional por meio da mentoria (LEVINSON et al. 1978; CAMPBELL et al., 2012).
A mentoria envolve basicamente uma pessoa experiente auxiliando outras menos experientes
Portanto, ser um mentor é assumir uma grande responsabilidade. Um mentor eficiente não fornece apenas questionamentos e orientações durante situações complicadas. Um mentor deve oferecer motivação e inspiração para ajudar o mentorado a chegar ao próximo ao seu objetivo e colocar em prática todo seu potencial.
Saiba mais sobre o que é ser um mentor.
Dicas para ser um bom mentor
- Tenha conhecimento sobre o que está mentorando;
- Realize uma escuta ativa;
- Forneça uma visão de longo prazo;
- Envolva-se na mentoria e esteja, na medida do possível, disponível para mentorar;
- Estabeleça uma relação de confiança sempre falando a verdade;
- Imponha um ritmo de atividades condizente com o potencial do mentorado;
- Ao passar desafios lembre-se de cobrar o resultado;
- Faça perguntas complexas e aguarde as respostas;
- Compartilhe seus conhecimentos e experiências para estimular o desenvolvimento do mentorado;
- Dê orientações práticas e não evasivas;
- Seja claro em suas colocações;
- Se certifique de que está sendo entendido;
- Desafie seu mentorado a pensar em alternativas antes não pensadas;
- Recomende fontes de conhecimento diversas;
- Apresente contatos do ecossistema que podem ajudar no processo de decisão;
- Avalie antes de dar feedbacks;
- Foque no comportamento do mentorado para passar feedbacks;
- Dê feedbacks construtivos;
- Guie as ideias com questionamentos e não com respostas;
- Motive.
Mentor: pessoa que está fornecendo a mentoria.
Mentorado: pessoa que está recebendo a mentoria.
Referências:
Levinson, D. J., Darrow, D., Klein, E., Levinson, M., & McKee, B. (1978). Seasons of a man’s life. New York: Knopf.
Campbell, C. M., Smith, M., Dugan, J. P., & Komives, S. R. (2012). Mentors and college student leadership outcomes: The importance of position and process. The Review of Higher Education, 35(4), 595–625.
Mariana Mezzaroba
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