Intellectual Property

VIA Generation: validação do novo game de propriedade intelectual

Novo game do Geração VIA tem como temática a propriedade intelectual

O #teamVIA fez a segunda rodada de validação do seu mais novo game que tem como tema propriedade intelectual. Juntamente com a Diretoria do Conselho Estadual de Combate à Pirataria-CECOP, a Geração VIA testes finais para iniciar a produção.

A parceria VIA-CECOP/SC visará a distribuição do novo game para as escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O intuito é disseminar conceitos de propriedade intelectual e conscientizar as crianças sobre as infrações às normas de propriedade intelectual.

A gamificação tem sido amplamente utilizada como estratégia de ensino e aprendizagem. A técnica se apropria de elementos de jogos para aproximar as pessoas de temas normalmente tratados de forma mais complexa. Isso geralmente proporciona nos envolvidos a motivação em ampliarem seus conhecimentos no assunto, bem como o engajamento na solução de problemas relacionados.

Intellectual Property

Foto: Adriana Maués

Thus, o jogo de Propriedade Intelectual é constituído por tabuleiro e os jogadores percorrem um caminho de conhecimento. No decorrer do jogo, de forma interativa e divertida, as crianças irão se deparando com conceitos inerentes à propriedade intelectual, bem como com as infrações cometidas contra às e normas de propriedade intelectual e, or even, terão que administrar os valores recebidos e títulos adquiridos durante o jogo.

A intenção do novo game Geração VIA é aproximar as crianças com idade igual ou superior a 11 anos de conceitos básicos relativos à propriedade intelectual, such as patents, industrial design, brands and copyright. Besides these concepts, a criançada também aprenderá sobre os prejuízos decorrentes da aquisição, sale and utilization of non-original products. Com o game espera-se que os jogadores entendam a importância de se criar, de proteger a criação e, principalmente, de respeitar os ativos protegidos por terceiros.

Conheça outros games da VIA

Dentre o rol de VIA Solutions temos o desenvolvimento de games. Para tal, possuímos metodologia própria de gamificação. Por intermédio de recursos de jogos tratamos diversos conceitos para disseminação de temas importantes de forma mais atrativa, divertida e dinâmica, principalmente para público mais jovem. O #teamVIA possui jogos com diversas temáticas. Vale a pena conferir.

The following two tabs change content below.

Rossana Alves de Oliveira Simão Gomes

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atua como Consultora de Inovação e advoga nas áreas relativas à Propriedade Intelectual. No Grupo VIA tem como linha de pesquisa temas relacionados a promoção da inovação, tais como Habitats de Inovação; Sistemas de Inovação; Sistemas Regionais de Inovação, Ecossistemas de Inovação e Leis de Fomento à Inovação. rossanaoliveira.alves@gmail.com