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O que é inovação e por que importa

Olá leitores! Na leitura do primeiro capítulo do Livro Gestão da Inovação de TIDD (2015), “O que é inovação e por que importa” o autor aborda cases de sucesso de organizações que conseguiram utilizar a estratégia em inovação como fator não apenas de vantagem competitiva frente ao mercado, mas também como promotora de novos padrões de consumo na sociedade.

De maneira didática o autor apresenta cases de empresas como Kodak, Wurth, Apple, e até menciona bandas de rock como Arctic Monkeys, utilizaram os recursos inovativos para ganhar força no mercado, para atingir públicos e também influenciar a mudança de hábitos do consumidor a nível mundial.

Assim, há o entendimento de que para que se seja inovador em uma atuação de qualquer área ou indústria é preciso seguir alguns critérios e padrões que garantam eficiência e geração de valor. Dentro de alguns aspectos da inovação, segundo o autor, a inovação pode ser mensurada por grau de inovação, inovação contínua ou descontínua, nível da inovação (frente aos componentes ou arquitetura da organização) ou ciclo da inovação.

Umas das principais abordagens do autor que chama a atenção foi que “a vantagem competitiva pode advir do tamanho ou patrimônio, entre outros fatores, o cenário está gradativamente mudando em favor daquelas organizações que conseguem mobilizar conhecimento e avanços tecnológicos e conceber a criação de novidades em suas ofertas e na forma como criam e lançam” (TIDD, 2015, p.6).

O autor aborda também no primeiro capítulo sobre a capacidade das organizações em manter o negócio operante, seja ele qual for, e ainda assim ser capaz de contribuir com ideias inovadoras continuamente. A inovação não é necessariamente apenas a abertura de novos mercados, novos produtos, seja de maneira disruptiva ou radical, mas também ressignificar e servir mercados já existentes, agregando valor aos produtos e serviços que já existem. “Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novos produtos é uma capacidade importante, pois o ambiente está constantemente mudando.” (TIDD, 2015, p. 9).

Inovação é o processo de transformar ideias em realidade e lhes capturar o valor.

Segundo o autor, uma das principais razões para empresas consideradas pequenas sobreviverem no mercado globalizado e altamente competitivo é o alto grau de complexidade do que elas fabricam/entregam e a imensa dificuldade que um novo concorrente enfrenta ao tentar aprender e dominar suas técnicas e tecnologias.

Inovar é diferente de inventar, não importa o quão boa seja sua ideia, mas só isso não é garantia de sucesso. É necessário atenção aos processos, gestão de projetos, gestão financeira, comportamento organizacional e gestão da inovação.

É importante ressaltar que, ideias geradas por medidas inovadoras, perdem seu valor competitivo à medida que outros a imitam. “A menos que a organização seja capaz de progredir para uma inovação ainda maior, arrisca-se a ficar para trás.” (TIDD, 2015 p. 9)

Inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, é o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para iniciar um negócio ou serviço diferente do que já existe. Pode ser apresentada como uma disciplina: aprendida ou praticada. Peter Drucker. 1985 – Innovation and Entrepreneurship – Nova York, Harper and Row.

Post baseado em:

TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

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Laura Pertile

Entusiasta do universo de empreendedorismo e inovação. Bacharel em Administração, com MBA em gestão estratégica de pessoas, é Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora integrante do grupo VIA Estação Conhecimento. Acredita que o mundo é feito de pessoas, para pessoas e por pessoas.

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