O que é inovação e por que importa
Olá leitores! Na leitura do primeiro capítulo do Livro Gestão da Inovação de TIDD (2015), “O que é inovação e por que importa” o autor aborda cases de sucesso de organizações que conseguiram utilizar a estratégia em inovação como fator não apenas de vantagem competitiva frente ao mercado, mas também como promotora de novos padrões de consumo na sociedade.
De maneira didática o autor apresenta cases de empresas como Kodak, Wurth, Apple, e até menciona bandas de rock como Arctic Monkeys, utilizaram os recursos inovativos para ganhar força no mercado, para atingir públicos e também influenciar a mudança de hábitos do consumidor a nível mundial.
Umas das principais abordagens do autor que chama a atenção foi que “a vantagem competitiva pode advir do tamanho ou patrimônio, entre outros fatores, o cenário está gradativamente mudando em favor daquelas organizações que conseguem mobilizar conhecimento e avanços tecnológicos e conceber a criação de novidades em suas ofertas e na forma como criam e lançam” (TIDD, 2015, p.6).
O autor aborda também no primeiro capítulo sobre a capacidade das organizações em manter o negócio operante, seja ele qual for, e ainda assim ser capaz de contribuir com ideias inovadoras continuamente. A inovação não é necessariamente apenas a abertura de novos mercados, novos produtos, seja de maneira disruptiva ou radical, mas também ressignificar e servir mercados já existentes, agregando valor aos produtos e serviços que já existem. “Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novos produtos é uma capacidade importante, pois o ambiente está constantemente mudando.” (TIDD, 2015, p. 9).
Inovação é o processo de transformar ideias em realidade e lhes capturar o valor.
Segundo o autor, uma das principais razões para empresas consideradas pequenas sobreviverem no mercado globalizado e altamente competitivo é o alto grau de complexidade do que elas fabricam/entregam e a imensa dificuldade que um novo concorrente enfrenta ao tentar aprender e dominar suas técnicas e tecnologias.
Inovar é diferente de inventar, não importa o quão boa seja sua ideia, mas só isso não é garantia de sucesso. É necessário atenção aos processos, gestão de projetos, gestão financeira, comportamento organizacional e gestão da inovação.
É importante ressaltar que, ideias geradas por medidas inovadoras, perdem seu valor competitivo à medida que outros a imitam. “A menos que a organização seja capaz de progredir para uma inovação ainda maior, arrisca-se a ficar para trás.” (TIDD, 2015 p. 9)
Inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, é o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para iniciar um negócio ou serviço diferente do que já existe. Pode ser apresentada como uma disciplina: aprendida ou praticada. Peter Drucker. 1985 – Innovation and Entrepreneurship – Nova York, Harper and Row.
Post baseado em:
TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Laura Pertile
Latest posts by Laura Pertile ($see all)
- Conclusão da Maratona de Inovação Hack the UFSC 2024/1 - 11 de July de 2024
- VIA marcou presença no I Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação no Setor Público no Rio de Janeiro - 3 de July de 2024
- Laboratórios de Inovação no Setor Público: Uma Visão Abrangente de suas Características e Tipologias - 27 de May de 2024