Ecossistema de Inovação X Ecossistema de Negócios
Ecossistema de Negócios para Ecossistema de Inovação
O uso do termo Ecossistema de Inovação emergiu da preocupação com as atividades dentro e fora das empresas, como forma de abarcar a criação conjunta de valor em uma rede de atores responsável pelo fomento de inovações.
Porém, este uso muitas vezes torna-se confuso, devido à teoria por trás de um Ecossistema de Inovação se apresentar diversificada e fragmentada.
Essa dificuldade de consolidação de um conceito para Ecossistema de Inovação tem relação direta com a base do termo que se sustentou inicialmente no conceito de Ecossistema de Negócios de Moore (1993).
A fim de distinguir um Ecossistema de Inovação de um Ecossistema de Negócios, os pesquisadores Gomes, Facin, Salerno e Ikenami (2016) da Universidade de São Paulo, elaboraram uma pesquisa partindo da desconstrução do termo.
Assim, sistematizaram uma discussão sobre o conceito de Ecossistema de Inovação, a partir da sua evolução, lacunas, oportunidades e tendências.
Similaridades e Distinções entre o Ecossistema de Inovação e o de Negócios
Partindo de uma análise bibliométrica com análise de conteúdo, Gomes, Facin, Salerno e Ikenami (2016) realizaram uma revisão sistemática de literatura para conseguirem diferenciar os conceitos de Ecossistema de Inovação e de Negócios.
Concluíram que existem características em comum a ambos environments:
- Composição por atores em redes interconectadas e interdependentes
- Liderança que pode ocorrer por um ator chave
- Constituição em plataforma
- Cooperação, mas também competição existente entre os membros
- Ciclo de vida que pode se basear em um processo de co-evolução
Entretanto, embora essas características em comum o que diferencia esses ecossistemas, segundo os pesquisadores é o tipo de foco no valor:
- Ecossistema de Negócios: foco na captura de valor
- Ecossistema de Inovação: foco na co-criação de valor
Por focar na co-criação de valor, a teoria de Ecossistema de Inovação volta-se para a inovação propriamente dita e à gestão, estratégia e ecologia relacionada à constituição e desenvolvimento desse ambiente.
Dessa forma, suscita horizontes de práticas e pesquisas no que concerne a gestão do conhecimento, gestão da informação, fluxos de informação e tipos de inovação.
Quer saber mais? Acesse aqui!
Referências
GOMES, Leonardo Augusto de Vasconcelos; FACIN; Ana Lucia Figueiredo; SALERNO; Mario Sergio; IKENAMI; Rodrigo Kazuo. Unpacking the innovation ecosystem construct: Evolution, gaps and trends. Technological Forecasting and Social Change, 2016.
MOORE, James F. Predators and prey: a new ecology of competition. Harvard business review, v. 71, n. 3, p. 75-86, 1993.
Priscila Machado Borges Sena
Latest posts by Priscila Machado Borges Sena (see allVIA - Knowledge Station
- Ecossistema de Inovação X Ecossistema de Negócios - 17 de March de 2018
- Características do Ecossistema de Inovação - 16 de March de 2018
- Ecossistema de Startups X Profissionais da Biblioteconomia - 26 de December de 2017