IMG 20220319 130111 299

CCQ 2022 Fomenta o Setor de Quadrinhos e a Cultura Pop em Florianópolis.

A economia criativa é um campo diverso em formas e manifestações, contando com “n” possibilidades, a exemplo do setor de quadrinhos. Mercado que em 2020, apenas nos EUA, faturou 1,28 bilhões de dólares (JAMESONS, 2022). Com a missão de fortalecer a cultura dos quadrinhos em Florianópolis, nos últimos dia 18, 19 e 20 de Março aconteceu a quarta edição do Circuito Catarinense de Quadrinhos – CCQ.

O evento contou com uma alameda de artistas composta por quadrinistas de diversas regiões do país, e lojas e editoras de Florianópolis, todos trazendo os últimos lançamentos. Além disso, haviam diversos painéis e atividades que fomentavam e discutiam o setor de diversas maneiras.

Imagem do CCQ 2022

Fonte: Acervo pessoal.

FALANDO EM PAINÉIS…

Entre os diversos painéis que aconteceram em três dias de evento, pode-se destacar o painel “Estudando Quadrinhos”, onde foi abordado como os estudos acadêmicos sobre o tema podem “estourar a bolha cultural” e acabar com os achismos sobre a relevância dos quadrinhos.

Os participantes dos painéis “Gênero e sexualidade nos quadrinhos” and “Não mexa com o meu super herói” falaram de representação e da representatividade nas obras e como elas podem ajudar a sociedade a debater assuntos importantes por novas óticas.

Já o painel “Transmídia Games e HQ” trouxe como a possibilidade da transmídia é um ponto chave para economia criativa mundial atual, lembrando que os empreendedores criativos precisam estar atentos para a possibilidade de suas obras serem transportadas integralmente para outros formatos, ou até mesmo, sendo continuadas.

FALANDO EM EMPREENDEDORISMO CRIATIVO…

O painel que melhor sintetizou as angústias empreendedoras e principais desafios do setor foi o que recepcionou Carlos Ruas, autor de quadrinhos aclamados como “Um sábado qualquer“, “Cães e gatos” and “Mundo Avesso”.

Em quase 1 hora, Carlos Ruas falou sobre as dificuldade de escolher a carreira cultural pela falta de oportunidades e exemplos de sucesso, o legado das redes sociais como um local para dar visibilidade a artistas até então desconhecidos e como eventos culturais servem para divulgar a possibilidade da carreira criativa entre jovens.

Ainda, trouxe a importância de todo criativo desenvolver suas competências empreendedoras, pois, segundo ele, não há como você construir uma carreira artística sem pensar em como empreender e como promover seus produtos criativos e/ou culturais. A partir deste ponto, Carlos reforçou a importância de trazer diferencial para o que você está desenvolvendo, de pesquisar maneiras não tradicionais de monetização, como o licenciamento de direitos autorais, por exemplo, e de usar as tecnologias como forma de potencializar o trabalho artístico.

Carlos Ruas fala no painel Vivendo de Quadrinhos na CCQ 2022.

Fonte: Acervo Pessoal

QUADRINHOS + CULTURA POP = SUCESSO

O evento buscou agregar valor apresentando aos participantes também atividades indiretas ligadas ao cenário, trazendo atividades variadas como: desenvolvendo games, oficina de desenho e de criação de personagens, jogos de tabuleiro, entre outros. Desta forma, mostrando como os vários setores criativos acabam se interligando e criando uma verdadeira rede criativa.

Para fechar com chave do ouro após três dias de evento teve muita cultura pop representada no palco com o concurso de cosplay e com o de KPOP. Momento que contou com bastante interação do público, torcendo por seus personagens, artistas e grupos de dança prediletos.

Eventos como esses mostram que os quadrinhos vão muito além dos super heróis, e que se trata de uma arte tão diversa e com diversos gêneros e formatos possíveis. Também mostram como um setor da economia criativa está conectado a outros, havendo a possibilidade de fomento e desenvolvimento conjunto. Dessa forma, Criativos(as) ganham um espaço valioso para apresentar seus trabalhos ao grande público e se fazerem conhecidos(as), gerando economia, e, por consequência, alimentando um ciclo virtuoso de desenvolvimento

Concurso de cosplay na CCQ 2022

Fonte: Acervo Pessoal

REFERÊNCIAS

JAMESONS. É Mentira que o mercado de quadrinhos nos EUA está em crise. Disponível em <https://jamesons.com.br/e-mentira-que-o-mercado-de-quadrinhos-esta-em-crise-nos-estados-unidos/>. Acessado em 21 Mar. 2022, às 15:00.

The following two tabs change content below.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.