20200210 170009

Barcelona e Patrimônio Histórico Cultural reconhecido pela UNESCO

Obras de Gaudí, Lluís Domènech i Montaner e Josep Puig Cadafalch são destaque na cidade catalã!

A capital catalã, Barcelona passou por diversas transformações econômicas e mesmo na estrutura da cidade nas últimas décadas. That way, Barcelona possui nove patrimônios históricos e culturais reconhecidos pela UNESCO, dentre eles, sete são do arquiteto Antoni Gaudí. O turismo passou a ter cada vez mais impacto na cidade e assim, o patrimônio histórico e cultural passa a ser considerado atrativo (PINHEIRO, PEREIRA, CERDAN, 2017)

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2016)

O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

moreover, para a UNESCO (2016) no Patrimônio Cultural Mundial inserem-se monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Modernismo catalão

O movimento artístico e cultural, modernismo, teve como objetivo romper com o a tradição, incentivando novas técnicas e criações artísticas. Na arquitetura catalã os nomes de destaque foram Antoni Gaudí, além de Lluís Domènech i Montaner e Josep Puig Cadafalch.

Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Urbano: Iniciativas na Trajetória de Barcelona como Cidade Inteligente

Os 9 patrimômios reconhecidos pela UNESCO em Barcelona:

Do arquiteto Lluís Domènech i Montaner, dois edifícios estão na lista: que são o Palácio da Música Catalana, e o Hospital de Sant Pau, inseridos na lista de patrimônios mundiais em 1997.

Já do Antoni Gaudí (1852-1926) são sete propriedades na lista, o que permite compreender a contribuição criativa excepcional de Gaudí para o desenvolvimento da arquitetura e da tecnologia de construção (PINHEIRO, PEREIRA, CERDAN, 2017). Estes monumentos representam um estilo pessoal do arquiteto e mostra as diversas técnicas construtivas e relativas ao conforto térmico na concepção de jardins, esculturas e todas as artes decorativas, bem como arquitetura. Os sete edifícios são: Parque Güell, Palácio Güell, Casa Mila, Casa Vicens, a obra de Gaudí na fachada da Natividade e Cripta de La Sagrada Família, Casa Batlló, Cripta em Colonia Güell (UNESCO, 2016).

De acordo com Pinheiro, Pereira, Cerdan (2017) o patrimônio histórico e cultural da cidade de Barcelona tem sua importância no desenvolvimento do turismo da cidade. In this context, auxilia também nas questões econômicas, às oportunidades de negócios, à sua expressividade cultural e artística.

Quer conhecer mais sobre Barcelona? Clique aqui e confira nosso conteúdo!

REFERÊNCIAS

PINHEIRO, M. T.; PEREIRA, R. M. F.; CERDAN L. M. O Patrimônio histórico cultural reconhecido pela UNESCO em Barcelona utilizado pelo turismo. REVISTA TURISMO – VISÃO E AÇÃO – ELETRÔNICA, VOL. 19 – N. 2 – MAI. – AGO. 2017.

UNESCO. (2020). World Heritage List. Acesso em 30/03/2020. Disponível em: <http://whc.unesco.org/en/list/>.

 

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)