Suad Kamardeen 786319 Unsplash

Os 10 passos para uma ”cidade caminhável”

O urbanista Jeff Speck e seus 10 passos para a caminhabilidade!

O urbanista norte-americano Jeff Speck, apresenta em seu livro ”Cidade caminhável” experiências de cidades grandes e médias nos Estados Unidos. Nesse sentido, o livro aborda a noção de caminhabilidade e sua relação com a vitalidade dos centros urbanos.

Para o autor:

Caminhabilidade é, ao mesmo tempo, um meio e um fim, e também uma medida. Enquanto as compensações físicas e sociais do caminhar são muitas, talvez a caminhabilidade seja muito mais útil, já que contribui para a vitalidade urbana, além de ser o mais significativo indicador dessa vitalidade.

Créditos: Ryoji Iwata/ Unsplash

Ainda, uma cidade caminhável não se baseia em uma alternativa idealista e bela, mas sim, uma solução para vários problemas pertinentes no mundo atual (SPECK, 2012). Dessa maneira, Jeff Speck (2012) apresenta ”uma receita completa para tornar nossas cidades mais caminháveis”. O que chama de “Os dez passos da caminhabilidade”!

Uma cidade para pessoas. Créditos: Mauro Mora/Unsplash

”Os dez passos da caminhabilidade”:

  1. Colocar o carro em seu lugar: o autor afirma que é necessário rever o papel do carro, a fim de recuperar a cidade para os pedestres.
  2. Mesclar os usos;
  3. Adequar o estacionamento;
  4. Deixar o sistema de transporte fluir;
  5. Proteger os pedestres;
  6. Acolher as bicicletas;
  7. Criar bons espaços;
  8. Plantar árvores;
  9. Criar faces de ruas agradáveis e singulares;
  10. Eleger suas prioridades.

moreover, o autor subdivide os passos para uma caminhada proveitosa e segura! Os cinco primeiros passos são para uma caminhada proveitosa, as well as, os demais tratam em estratégias para uma caminhada segura. Nesse sentido, o livro ”Cidade Caminhável” aborda as estratégias para atrair as pessoas as ruas. Thus, o cidadão torna-se protagonista da cidade, fazendo dela uma cidade mais humana!

Se interessou pelo assunto? Acesse nossa categoria de cidades and revitalização urbana!

REFERÊNCIAS:

SPECK, J. Cidade caminhável. São Paulo: Perspectiva, 2012.

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)