Barna

Barcelona está entre os 6 maiores hubs de inovação da Europa

Hubs de Inovação

Nas últimas duas décadas, o mundo se transformou do físico ao digital. That way, empresas trouxeram do palpável ao virtual muitos serviços, dispondo-os online. Diariamente somos apresentados a novos conceitos que mudam nossas vidas através de inovação, e esse artigo tem como objetivo focar as cidades europeias que são consideradas as capitais quando o assunto são hubs of innovation no continente, com ênfase em Barcelona. O artigo é baseado na análise feita pela equipe do Apiumhub, empresa de desenvolvimento de softweres sediada na cidade de Barcelona.

Cidades como Hubs

É interessante entender o motivo de algumas cidades possuírem mais êxito que outras quando lançam projetos para atrair a atenção de empresários, investidores e talentos. Alguns dos fatores preponderantes são os incentivos e oportunidades que esses locais oferecem. Besides, é importante considerar se a localidade está apta a receber as inovações propostas. Tudo depende de uma mescla entre as organizações, políticas públicas adotadas pelos gestores e o nível de aceitação dos cidadãos.

Também é importante ressaltar a importância da economia local. Ambientes empresariais favoráveis são frutos de economias fortes em segmentos especializados, dessa forma fica evidente a importância a retenção de talentos ao tentar impulsionar uma região dentro do cenário de economia sustentada pela inovação tecnológica.

Os 10 Hubs europeus

Segundo a Mobile World Capital, os 10 principais hubs europeus, em número de start ups ativas, são:

1. London
2. Paris
3. Berlin
4. Amsterdã
5. Madrid
6. Barcelona
7. Estocolmo
8. Dublim
9. Helsinque
10. Copenhague

Barcelona como polo de inovação

A cidade de Barcelona, apenas em 2019, recebeu aproximadamente 871 milhões de euros em investimentos para empresas de base tecnológica. That way, se tornou a quinta cidade com maior capital investido do continente europeu nesse ano no setor. Besides, more of 1200 start ups fazem parte desse ecossistema de inovação, que contam com vários cases de sucesso e um história recente exitosa em empreendedorismo tecnológico. A cidade está bem localizada e possui uma ótima base de educação empresarial, gerando talentos diretamente na fonte. Besides, o salário médio abaixo das outras grandes cidades inovadoras europeias ajuda a empresas nascentes nos seus passos iniciais. Outro grande ponto é o fácil acesso a aceleradoras, diferentemente de outros locais que nem sempre contam com esse suporte.

Os elementos aqui apresentados, associados a uma das melhores qualidades de vida da Europa, tornam Barcelona uma cidade desejada para viver de fazer negócios. Isso só é possível com o auxílio de um ecossistema de inovação ativo e participativo para o desenvolvimento regional.

 

The following two tabs change content below.

Lúcio de Souza Silva

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entusiasta de qualquer atividade relacionada a inovação e tecnologia.