WhatsApp Image 2019 11 08 At 11.43.42

VIA participa do KCWS 2019!

Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento são os tópicos do evento!

On the 4, 5 , 6 and 7 de novembro aconteceu pela primeira vez em Florianópolis o evento Knowledge Cities World Summit (KCWS), o qual está na sua 19º edição. O evento foi realizado no Hotel SESC Cacupé.

Sobre o evento:

O evento é um encontro independente e global de profissionais, o qual é realizado anualmente. Os temas do KCWS englobam “cidades do conhecimento” and “desenvolvimento baseado no conhecimento”. Essa edição tratou da cidade de Florianópolis, além de outros centro considerados inovadores no mundo e como podem tornar-se sucesso no desenvolvimento urbano baseado no conhecimento.

O KCWS teve como parceiros a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). Além do apoio intelectual da UFSC, UDESC, UNISUL, UFPEL, UCS, USP, Iel Laguna, Universidade de Queensland e Humboldt Cosmos Multiversity.

O congresso tem como objetivo colaborar com as discussões sobre como as cidades podem enfrentar os desafios emergentes. Dentre os desafios estão: inclusão social, desigualdades econômicas e sociais. In this context, pensar e buscar soluções para os problemas urbanos por meio do desenvolvimento inovador fundamentado no conhecimento.

Leia também nossa edição da VIA Revista sobre Cidades Criativas!

Cidades baseadas no conhecimento, inteligentes ou sustentáveis?

Durante o primeiro dia de evento a plenária intitulada “Cidades baseadas no conhecimento, inteligentes ou sustentáveis?” foi composta pelos palestrantes: Andreia de Amorim, Luciano Pires, Velina Petrova, Daniel Chang e Cathy Garner. A fala do Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Urbano, Luciano Pires, englobou as inciativas de Florianópolis para tornar-se mais sustentável. Thus, o Secretário apresentou o projeto da Innovation Network of Florianópolis e o Living Lab Florianópolis, os quais têm metodologia desenvolvidas pelo #teamVIA.

Daniel Chang, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo EGC-UFSC, apresentou sobre as estratégias para a promoção de cidades sustentáveis, tema de sua dissertação. Besides, conectou com iniciativas de cidades brasileiras. Dentre os exemplos citados estão a implantação da primeira agrofloresta urbana comunitária, localizada na cidade de Belo Horizonte, além do projeto do Living Lab e sua importância na busca de soluções para os problemas urbanos de Florianópolis. Já Katrina Petrova, da Oxfam Internacional, trouxe em pauta a questão da desigualdade, a qual detém de milhões de pessoas na pobreza. Bem como, para a pesquisadora, as soluções dependem do conhecimento e o aprendizado de muitas pessoas que são capazes de descobrir como reuni-los e criar respostas para que essa desigualdade diminua.

Por fim, Andreia de Amorim, voluntária na coordenação do Movimento ODS Grande Florianópolis, explanou sobre a importância da participação dos cidadãos para se pensar uma cidade mais justa e sustentável. Nesse sentido, as apresentações do primeiro dia englobaram o o desenvolvimento das cidades no âmbito da tecnologia, inovação, sustentabilidade e conhecimento e como essas questões podem contribuir para um futuro mais próspero para os centros urbanos e para o mundo em geral.

Palestrantes participam do Open Sapiens realizado pelo #teamVIA

No último dia do evento (7/11) os palestrantes do KCWS foram conhecer o ecossistema inovador de Florianópolis. Thus, participaram de um Open Sapiens no Sapiens Parque. A Diretora de Operações do Sapiens, Carolina Menegazzo, apresentou a história e o funcionamento do parque. Logo após, o integrante do Grupo VIA, Lúcio de Souza Silva, levou a comitiva para conhecer a infraestrutura do parque, mostrando suas instalações.

Palestrantes durante o Open Sapiens!

 

Quer saber mais sobre cidades? Navegue em nossa aba #VIAcidades!

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)