IMG 20170518 153544779 BURST000 COVER TOP

VIA colabora com o Congresso de Prefeitos 2018

Jogos e materiais didáticos sobre tipologias urbanas e inovação desenvolvidos pelo grupo de pesquisa estarão em exposição durante o Congresso de Prefeitos 2018

O grupo VIA Estação Conhecimento, vinculado ao Graduate Program in Engineering and Knowledge Management UFSC, é o único grupo de pesquisa em Habitats de Inovação e Empreendedorismo do Brasil. Seu foco é desenvolver conhecimento na área de atuação ao mesmo tempo em que apoia o fortalecimento do ecossistema de inovação catarinense por meio de ações e projetos de extensão. Tornando, like this, o conhecimento científico criado na universidade tangível e utilitário para a sociedade.

Uma de suas vertentes é o estudo das cidades sob a perspectiva da inovação, envolvendo tipologias urbanas de destaque no contexto atual, como: cidades inteligentes, cidades criativas, distritos criativos, cidades sustentáveis, distritos de inovação e cidades inovadoras. Besides that, aspectos ligados ao desenvolvimento e à gestão urbana também são abordados, como a inovação social, a inovação aberta e a inovação urbana propriamente dita.

Acesse nossos ATALHOS DO CONHECIMENTO e saiba mais sobre os habitats de inovação.

Estudos realizados ao longo dos últimos anos destacam que as tipologias urbanas ligadas à inovação têm em comum o melhor aproveitamento do capital humano e social de seu ambiente, considerando, nesse sentido, a criatividade e o conhecimento como importantes fatores no processo da inovação. Thus, o modo como os cidadãos agem e participam do espaço urbano tem influência direta na transformação da cidade ou bairro em um habitat de inovação.

A partir disso, com o objetivo de apoiar a mudança cultural desses locais, atuando na formação cidadã e no engajamento social voltado à inovação, a equipe de pesquisadores do grupo VIA desenvolveu jogos educativos e material didático para crianças e professores, possibilitando seu aprendizado sobre as tipologias urbanas inovadoras e a provocação de seu espírito cívico. Esses projetos apoiam-se na compreensão de que a formação cidadã das crianças estimulará uma cidadania ativa e responsável no futuro.

O grupo também apoia os professores com capacitações e formações nas temáticas. Apresenta cadernos didáticos e material de apoio para uso em sala de aula e para o desenvolvimento de projetos que envolvam crianças, professores, pais e comunidade.

Os jogos abrangem as seguintes temáticas: cidades inteligentes, cidades criativas, cidades sustentáveis, mente empreendedora, startups e habitats de inovação. Sua utilização começou em 2017 junto ao Concurso de Desenho e Redação nas Escolas Públicas Municipais de Florianópolis, realizado pela Guarda Municipal de Florianópolis e a Prefeitura Municipal de Florianópolis. Nessa edição, o tema do concurso infantil foi “Floripa Inteligente”, e o conceito base foi o de cidades inteligentes. O grupo VIA participou como parceiro capacitando mais de 250 professores na temática e disponibilizando material de apoio e jogos para sala de aula, tendo impacto em por volta de 9000 children. Nesse ano, o concurso ocorrerá com o tema “Floripa Inovadora” e a capacitação dos professores no tema cidade inovadora está em andamento com o grupo.

Durante o Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM todo o material desenvolvido pela equipe VIA estará em exposição e os participantes poderão acompanhar as atividades que serão realizadas com as crianças convidadas. O evento ocorrerá de 11 and 14 de junho no Centrosul, in Florianópolis, apresentando-se como o maior encontro de prefeitos e gestores públicos de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil ao reunir mais de 1.500 lideranças municipalistas, com destaque para a presença de prefeitos, autoridades federais e estaduais, secretários municipais e servidores públicos envolvidos nas diversas áreas estratégicas da administração pública catarinense. Confira abaixo o convite especial do prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, também presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA:

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gerentes municipais e servidores públicos: esse recado é para vocês 😀 Participem da 16ª edição do Congresso de Prefeitos da FECAM! Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/2I8Pd5H e conheça produtos, serviços e ações que fazem a diferença nas administrações públicas municipais.Confira abaixo o convite especial do prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, também presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA 🚀😀 #estaçãoVIA

Publicado por VIA Estação Conhecimento em Sábado, 2 de junho de 2018

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.