Crianças por uma cidade mais inovadora – Premiação do Floripa Inovadora
Guarda Municipal de Florianópolis premia crianças vencedoras do Concurso Floripa Inovadora
No último dia 10 foram revelados os nomes dos vencedores do concurso de desenho e redação realizado anualmente pela GMF nas escolas básicas municipais há 13 edições. Em sua última edição o tema foi smart cities; já em 2018, edição corrente, o concurso teve como foco as innovative cities. A competição organizada pelo Setor de Educação da GMF tem por objetivo despertar e estimular a consciência das crianças para questões coletivas e sobre a vida na cidade.
Nesse sentido, desde o início de 2017 foi estabelecida uma parceria entre a organização e o Grupo VIA, o qual tem como responsabilidade capacitar os professores da rede municipal no tema proposto e apoiar nas demais necessidades do concurso. A capacitação é coordenada pela professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, e executada pela sua orientanda de doutorado, a advogada Ágatha Depiné. O grupo de pesquisa realiza esse trabalho voluntário como contribuição social, pois compreende a importância de aproximar a universidade da sociedade civil por meio do compartilhamento de conhecimento.
O concurso Floripa Inovadora teve 19 alunos vencedores, os quais receberam diversos prêmios doados por empresários apoiadores do concurso, tais quais: bicicleta, notebook, celular, tablet, kits escolares, entre outros. Além dos prêmios, as crianças passaram a compor o Colegiado Infantil do Prefeito de Florianópolis, com reunião agendada para discutir as necessidades e interesses da cidade. Entretanto, o legado do concurso é propiciar uma mudança cultural da cidade por meio da formação cidadã e do engajamento social.
A formação cidadã das crianças no presente garantirá uma cidadania ativa e responsável no futuro da cidade.
Além dos prêmios individuais, também ocorreu a premiação de uma das escolas da rede básica municipal, com o denominado Prêmio Intervenção Urbana. O objetivo desse prêmio é beneficiar a escola por meio de uma intervenção em seu entorno envolvendo as crianças e a comunidade em sua execução, permitindo com isso a efetivação do direito à cidade e a prática da cidadania ativa. Para isso, além do Grupo VIA, foi estabelecida parceria com o A movement, movimento social urbano composto por voluntários da cidade em ações coletivas para transformar espaços. A proposição inicial é a criação de uma horta vertical para uso da comunidade.
Nessa edição a escola premiada foi a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea e as tratativas para a intervenção já foram iniciadas. Na edição anterior a vencedora foi a Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo e é possível conferir os detalhes da ação nesse link.
Acompanhe-nos nas redes sociais para saber sobre o andamento dessas ações 😉
Latest posts by VIA Estaçãoconhecimento (see allVIA - Knowledge Station
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022