IMG 20170524 195708435 HDR

Pré-incubadora: da teoria para a prática

A teoria e a prática se completam e nas atividades das pré-incubadoras não seria diferente

Pré-incubadora é um habitat de inovação cujo principal objetivo é oferecer suporte aos empreendedores que estão na fase de criação do seu futuro negócio ou projeto, that is, a fase de ideação. O processo de pré-incubação visa evoluir ideias de negócios até virarem empresas formalizadas com registro legal e modelo de negócios validado. Essa transformação se dá por meio de um processo com metodologia que utiliza serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento (NORONHA; SANTOS; CASTRO, 2013; FERREIRA; TEIXEIRA, 2016).

Este é o conceito básico do que é uma pré-incubadora. Quer saber mais sobre a tipologia? Confira nosso post –> aqui. Diferentes são as iniciativas realizadas no Brasil. A maioria delas são associadas as universidades. in Florianopolis, o destaque está para a pré-incubadora de economia criativa – Co-creation Lab.

CASE PRÁTICO DE PRÉ-INCUBADORA: COCREATION LAB

Pré-incubadora

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo em Florianópolis, é o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias relacionadas a Economia Criativa. Esta iniciativa faz parte do projeto chamado de Sapiens Center. O Centro Sapiens é uma parceria UFSC, Sapiens Parque e instituições do Comitê Gestor (composto por diferentes entidades). Essas parcerias têm como objetivo a revitalização da área leste do centro histórico de Florianópolis. Ligado a este projeto existem algumas iniciativas, como as rotas do circuito baixo centro, o mapa da economia criativa e a agenda criativa. Com foco em empreendedores da economia criativa o Cocreation Lab vem apoiar a transformação das ideias.

Assim como definido pela teoria, o Cocreation Lab conta com um espaço de trabalho completo para os empreendedores desenvolverem e tornarem suas ideias em futuras empresas. No caso, o ambiente oferece, gratuitamente, aos projetos instalados no local, um programa que contempla um acompanhamento contínuo com mentoria, consultoria, speeches, oficinas, oportunidades de negócio e expectativas para que as ideias lá implantadas tenham futuro. Os mentores têm como principal objetivo orientar e auxiliar o desenvolvimento do negócio mentorado. Além de, também, contar com a rede de parceiros que podem ministrar as atividades para todos os pré-incubados ou ajudar, de perto, projetos específicos.

Processo Adequado a Metodologia Cerne

A estrutura de pré-incubação é organizada e planejada por meio de metodologias que foram adequadas ao modelo Cerne. Este é um modelo de gestão para incubadora de empresas, fomentado pela ANPROTEC! (mais neste post).

A seleção dos projetos, que serão pré-incubados, é feita por meio de editais de chamada pública que são abertos semestralmente. A partir do edital são selecionados projetos nas áreas de artes, audiovisual, arquitetura e urbanismo, design, gastronomy, moda e turismo. Uma equipe de avaliadores seleciona as ideias mais promissoras e que melhor se enquadram no Cocreation Lab. Então essas equipes passam pelo processo de pré-incubação, construído especialmente para o Cocreation Lab.

35 projetos já foram beneficiados e este número só tende a aumentar.

Pré-incubadora

Pré-incubados Turma 3

O Cocreation Lab dá apoio aos empreendedores com:

  • Um processo de pré-incubação bem estruturado e criado exclusivamente para o Cocreation Lab que traz maior chance de sucesso aos pré-incubados;
  • Oferecendo palestras, capacitações e mentorias com profissionais qualificados sendo mais fácil de enxergar o caminho até o sucesso; and
  • Disponibilizando uma estrutura gratuita fazendo com que o empreendedor invista seu tempo e dinheiro apenas no futuro do seu negócio.

O retorno social dos pré-incubados

O cocreation, conforme dito anteriormente, é gratuito, entretanto os pré-incubados precisam gerar uma contrapartida. Essa contrapartida nada mais é do que uma forma de agradecimento ou contribuição por todo auxílio que tiveram durante o processo. Ela deve estar de acordo com os princípios do Centro Sapiens, that is, a revitalização do Centro Histórico de Florianópolis.

Já foram realizadas contrapartidas com comerciantes, com moradores de rua e com os moradores da região. Besides that, no site do Centro Sapiens é possível ter acesso a algumas dessas contrapartidas. As rotas pelo centro histórico são algumas das contrapartidas e foram feitas para auxiliar a população, turistas e, por vezes, comerciantes. Um exemplo de rota é a “Rota Histórica”. Ela tem como objetivo mapear os casarões e outras edificações antigas do centro, portanto se torna um convite para uma bela caminhada pelo centro da cidade. Você pode ter acesso às rotas –> On here

Pré-incubadora

.

Para saber mais sobre o Cocreation Lab, acesse o site: https://centrosapiens.com.br/cocreationlab/

Pré-incubadora

Pré-incubados Turma 2

Referências:

FERREIRA; Maria Carolina Zanini; TEIXEIRA; Clarissa Stefani. Pré-incubadora: Alinhamento Conceitual. Florianópolis: Perse, 2017. 21p. Disponível em: <http://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2018/05/e-book-pre-incubadora.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2018.

NORONHA, Nayara Silva de; SANTOS, Thaís C. de S. Santos; CASTRO, Cleber Carbalho de. Estratégias das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica para Mitigar as Incertezas da Ação Empreendedora. In: ENCONTRO
DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 11., 2013, Bento Gonçalves, RS.15 p. Anais…Bento Gonçalves,2013. Disponível
em:<http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2013/2013_3Es147.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2018.

The following two tabs change content below.

Luiz Eduardo Brand Flores

Estudante da graduação de engenharia de materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investe muita energia e vontade em pesquisa e extensão sobre inovação e sonha em gerenciar um habitat de inovação.

Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores (see all)