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Os best sellers para tomada de decisão

Você sente dificuldade em tomar decisões?

Na maior parte do tempo precisamos decidir que caminho seguir, que ônibus pegar, que matéria ou curso fazer, que tipo de roupa vestir. Entretanto, o que torna difícil tomar a decisão é a prioridade do que estamos vivenciando naquele momento.

Você aceitaria trabalhar longe de casa por um salário maior? Nesse sentido, quando colocamos prioridades, tomar decisões acabam por se tornar mais fáceis. Daft e Weick (2005) destacam que a tomada de decisão geralmente parte dos processos de informação e interpretação nas organizações.

No entanto, quando se trata de estratégias de tomada de decisão, nem sempre a prioridade é clara. Se você está abrindo um negócio, deveria procurar um investidor? Ou um fundo seria o mais viável?!

Dicas para tomada de decisão

Quando você coloca em prática a assertividade na tomada de decisão, consequentemente aumenta a sua visão sistêmica. Nesse sentido, quando se tem informação de qualidade. Há segurança e autoconfiança, além de, tornar mais flexível e criativo no momento de executar suas ações. Aumentando assim, qualidade de vida da organização.

A análise da qualidade da informação nas empresas deve passar pela observação das percepções subjetivas dos indivíduos envolvidos com a informação (PIPINO; LEE; YANG, 2002). Sendo assim, o individuo toma decisões de diferentes maneiras. Mathias(2018) colocou cinco dicas para esse processo.

  1. identificação do problema
  2. coleta de dados
  3. identificar alternativas ( plano b, c…)
  4. escolher a melhor alternativa (prioridades)
  5. Acompanhamento da decisão tomada.

That way, usando ferramentas para a seleção e classificação dessas informações. O decisor deve ter a consciência de que o maior desafio não é o de obter os dados, as informações e os conhecimentos, mas sim a aceitação de que, no processo de codificação, as distorções ocorrem e que existem formas para amenizá- las.

Os best sellers

Para alavancar a qualidade das decisões organizacionais, sugerimos uma reflexão sobre a melhoria da comunicação e o envolvimento das pessoas na tomada de decisões. E assim, nós da VIA, preparamos uma lista dos livros que o ajudarão a escolher as prioridades e elencar as melhores decisões a serem tomadas. Se liga na lista:

Em síntese, adotar ferramentas, estratégias e até mesmo leituras para implementar processos que favoreçam decisões assertivas. Trará vantagens para você e sua organização.

Os livros elencados nessa lista, não possuem uma fórmula secreta. Mas, indicam meios para o desenvolvimento da sua inteligencia emocional no momento em que precisar tomar uma decisão.

Bibliografia

DAFT, Richard L.; WEICK, Karl E. Por um modelo de organização concebido como sistema interpretativo. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, p. 73-86, 2005.

MATHIAS, Lucas. Descubra quais são as 5 etapas do processo de tomada de decisão. 2018. Disponível em:https://mindminers.com/blog/etapas-processo-tomada-decisao/.

PIPINO, Leo L.; LEE, Yang W.; WANG, Richard Y. Data quality assessment. Communications of the ACM, v. 45, n. 4, p. 211-218, 2002.

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Milena Teixeira

Bibliotecária e Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde dedica-se a pesquisar centros de inovação e parques tecnológicos e científicos. Entusiasta da cultura de empreendedorismo e inovação, nas horas livres participa e faz a cobertura de eventos na área para o Grupo VIA.

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