Ecosystem

O ecossistema de inovação de Florianópolis

Um pouco sobre a capital catarinenseD

Hoje Florianópolis completa 346 anos da sua fundação. Também conhecida como ilha da magia, a cidade conta com 492.977 habitantes (IBGE, 2018), distribuídos numa área de 675409 m² (IBGE, 2013). Besides, Florianópolis é conhecida por diversas das suas conquistas. Certamente, algumas dessas são de conhecimento geral, como ser a única capital insular do Brasil, e possuir a melhor qualidade de vida entre capitais (ref). Por outro lado, outras são mais curiosas, como o fato do maior tempo em apneia embaixo da água. Ou ainda, the maior quantidade de óleo de cozinha reciclado em um mês, ambas sendo realizadas aqui.

ecossistema

A ponte Hercilio Luz é o principal marco turístico de Florianópolis.

A famosa Floripa agora voltada ao empreendedorismo e inovação

Seja como for, uma conquista alcançada por Floripa que não muito é comum aos olhos e ouvidos dos turistas, é seu perfil empreendedor e inovador (AZEVEDO & TEIXEIRA, 2017). Como resultado, hoje a cidade já conta com a maior densidade de startups por população do Brasil. Besides, Florianópolis é a segunda cidade brasileira com maior número de startups. Nesse sentido, a cidade só fica atrás somente de São Paulo (análise do Felipe Matos no blog Link/Estadão).

ecossistema

Apesar das belezas naturais, Florianópolis não é resumida a isso.

O perfil inovador e empreendedor da cidade pode ser explicado pela presença de importantes habitats de inovação (AZEVEDO & TEIXEIRA, 2017). Sem dúvida, a diversificação e o reconhecimento nacional e internacional de tais habitats (TEIXEIRA, FELDEN & MACHADO JUNIOR, 2018), potencializa a inovação e o empreendedorismo na cidade.

#teamVIA disponibiliza material sobre o ecossistema de inovação da ilha da magia

Visto que não é grande a quantidade de estudos que apresentam os habitats de inovação que compõem o ecossistema da cidade, o #teamVIA organizou o e-book ‘Habitats de inovação de Florianópolis: os ambientes que transformam o ecossistema de inovação e empreendedorismo’. That way, este documento é um dos poucos que busca apresentar os atores que transformam o empreendedorismo e o ecossistema de inovação de Florianópolis (TEIXEIRA, FELDEN & MACHADO JUNIOR, 2018).

Acesse já o e-book de habitats de inovação de Florianópolis!

Além do e-book, o #teamVIA ainda oferece outra ferramenta potente associada ao ecossistema de inovação de Florianópolis. Nesse sentido, o grupo VIA disponibiliza um mapeamento georeferenciado dos atores do ecossistema. Então se você deseja conhecer e localizar o ecossistema de inovação de Florianópolis, vem com a VIA.

Conheça o mapa georeferenciado do ecossistema de inovação de Florianópolis!

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Ingrid Santos Cirio de; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Florianópolis: uma análise evolutiva do desenvolvimento inovador da cidade a partir do seu ecossistema de inovação. REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 6, n. 9, p. 108-120, 2017.

TEIXEIRA, Clarissa Stefani; FELDEN, Érico Pereira Gomes; MACHADO JUNIOR José Eduardo Silveira. Habitats de Inovação de Florianópolis: Os ambientes que transformam o ecossistema de inovação e empreendedorismo. São Paulo: Perse, 2018. 106p.

The following two tabs change content below.

André Borba Mondo

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se a pesquisar temas que permeiam a educação empreendedora, além de atuar apoiando o desenvolvimento de metodologias do Grupo VIA. Possui pensamento sistemático e, por consequência, preza pela lógica das coisas. andrebmondo@gmail.com

Latest posts by André Borba Mondo (see all)