WhatsApp Image 2019 09 25 At 17.56.14

MakerATTOn no Congresso de Prefeitos 2019!

MakerATTOn: jovens e soluções inovadoras para a sustentabilidade urbana

On the 25 de Setembro o #teamVIA esteve presente no Congress of Mayors 2019, realizado na Arena Petry em São José e organizado pela FECAM-SC. O #teamVIA realizou o primeiro MakerATTOn, com alunos da Escola Básica Municipal Professor Donato de Biguaçu.

#teamVIA pronto para receber os alunos!

Mas afinal, o que é MakerATTOn?

MakerATTOn é uma dinâmica de sensibilização com crianças fundamentada na solução de problemas. Trabalha a identificação de problemas e o desenvolvimento de protótipos rápidos para soluções com as peças de montar Atto Educacional. Thereby, permite o desenvolvimento da habilidade de solução de problemas, habilidades manuais, criatividade e o tema trabalhado na dinâmica. In this context, a temática desenvolvida no evento foi a sustentabilidade urbana, em que os alunos diagnosticaram problemas sobre o tema na escola e na sua cidade e propuseram soluções!

Jovens se preparando para apresentar suas soluções inovadoras 🙂

A atividade

Na edição 2019 do Congresso dos Prefeitos o MakerATTOn foi realizado no período da tarde. Inicialmente, houve uma sensibilização com todos os envolvidos, quando os alunos, professores e o #teamVIA fizeram uma rodada de apresentação para que todos se conhecessem e soubesse um pouco mais sobre a atividade. Depois os alunos participaram da apresentação, realizada pelo #teamVIA, sobre o que faz um prefeito, o que é uma cidade e qual sua relação com o conceito de sustentabilidade. Besides, durante a apresentação os alunos foram estimulados a pensar em problemas que a sua escola precisa superar para ser mais sustentável no contexto urbano.

Após a apresentação, os alunos, já separados em 5 grupos, iniciaram a atividade com nosso Canvas de Problema e Solução, contando com o auxílio dos mentores do #teamVIA para mapear problemas e criar uma ideia-solução. Thereby, chegou a hora da prototipagem, quando utilizaram as peças de montar da Atto Educacional para colocar a mão na massa e prototificar sua solução.

As equipes apresentaram suas ideias e todos foram premiados com chaveiros produzidos no nosso Maker Space! E o grupo que recebeu o primeiro lugar ganhou medalhas, também produzidas no nosso Maker Space!

Medalhas desenvolvidas no nosso#makerspace!

Nessa atividade os alunos puderam pensar sobre a realidade atual e os problemas que englobam a sua escola e cidade, mas de forma a propor soluções sustentáveis! Besides, a atividade incentivou o trabalho em equipe, a criatividade e a pensar “fora da caixa”!

Confira algumas fotos de como foi o evento 🙂

Veja aqui como foi nossa participação no Congresso de Prefeitos de 2018!

 

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)