Imagem Com Vista Frontal Do Tabuleiro Do Jogo Winners By VIA

Geração VIA e jogo de estratégia sobre empreendedorismo

Jogo Winners by VIA: empreendedorismo na prática

Transformar o conhecimento acadêmico de forma tangível à sociedade é a missão do VIA Estação do Conhecimento. E objetivando o ensino e disseminação dos conceitos estudados na academia para crianças e jovens que surgiu o Geração VIA. Thus, o projeto apoia-se na compreensão de que a formação cidadã das crianças fomentará uma cidadania ativa e responsável no futuro, e utiliza a gamificação como ferramenta de apoio à aprendizagem. Então, entre os jogos criados está o Winners by VIA. O jogo trabalha conhecimentos sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo. Ele aborda também habitats de inovação, current legislation and actors of the innovation ecosystem.

Em suas jogadas, os participantes desempenham o papel de investidores e empreendedores que estão tentando dominar o mercado. Para que isso seja possível, startups e grandes empresas são criadas e fechadas constantemente. As ações acontecem a partir de uma série de incentivos que o governo realiza e que proporcionam recursos aos empreendedores. As interações do mercado acontecem para que a economia continue sempre ativa e que os recursos circulem pelo mercado. Aos empreendedores, cabe tentar se estabelecer nesse ambiente altamente competitivo, batalhando para tentar se tornar um empreendedor de sucesso.

Conhecendo o jogo Winners by VIA

O jogo possui um tabuleiro que contém diferentes áreas de investimento. Entre essas áreas: Energia, Saneamento e água, Mobilidade, Saúde, entertainment, Educação, Cultural, Segurança, Integração Internacional, Órgãos Públicos, Planejamento Urbano e Conectividade. Besides, possui uma roleta contendo probabilidade de investimento que mostrará em quais setores o mercado está em alta.

Para as ações que ocorrem no mercado, o jogo possui 18 cartas para cada uma das 3 grandes áreas do tabuleiro: Infraestrutura, Pessoas e Gestão. Besides, o jogo dispõe de 50 recursos de cada uma das cores das grandes áreas, 40 totens empresas, 4 totens anjos, 2 dados de oito faces e 1 baú do investimento.

Para jogar o Winners by VIA são necessários cinco participantes, sendo quatro empresários e um banqueiro. Cada empresário tem como objetivo conquistar 10 pontos para ganhar o jogo. Para isso, cada startup equivale a um ponto enquanto que grande empresa a dois pontos. Ainda assim, além dessa pontuação, o jogador precisa ter no mínimo uma grande empresa em uma área de investimento.

Aprendendo a jogar

Cada empresário tem seu turno dividido em duas partes obrigatórias e uma opcional. A primeira parte obrigatória, So, consiste apenas na captação de recurso, que inicia na jogada dos dados. A interação do mercado, segunda parte, consiste em ações das cartas que afetará, positivamente ou negativamente, os empreendedores no mercado.

A terceira parte, facultativa, consiste no investimento de novos negócios. É nesse momento que o jogador pode usar seus recursos para se tornar um investidor anjo ou abrir uma grande empresa ou abrir uma startup.

Por ser um jogo complexo de estratégia, muitos outros detalhes e regras estão contidos no seu manual. Vale a pena conferir, aprender a jogar e, antes de tudo, se divertir no mundo do empreendedorismo e negócios.

Além do Winners by VIA, já estão em implantação, por exemplo, o Jogo mente empreendedora e o Jogo das cidades. “Há dois anos nossos esforços vêm sendo em transformar o ambiente de crianças e jovens através do projeto Geração VIA, que busca formar os pequenos cidadãos para cidades inovadoras”, destaca a professora Clarissa Stefani Teixeira, líder do grupo VIA Estação Conhecimento. “Em 2017, more of 250 professores e 5000 alunos de escolas de Florianópolis foram impactados. Em 2018, repetimos a ação junto à Guarda Municipal e expandimos a proposta em conexão com a FECAM e com a AMAI que já está com nossos jogos em seus municípios”, completa.

Quer conhecer um pouco mais sobre os jogos do VIA e o Geração VIA? Entre em contato!

 

The following two tabs change content below.

Gabriela Slompo Pereira

Graduanda em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Latest posts by Gabriela Slompo Pereira (see all)