Ecossistema De Inovação

Ecossistema de Inovação X Ecossistema de Negócios

Ecossistema de Negócios para Ecossistema de Inovação

O uso do termo Ecossistema de Inovação emergiu da preocupação com as atividades dentro e fora das empresas, como forma de abarcar a criação conjunta de valor em uma rede de atores responsável pelo fomento de inovações.

Porém, este uso muitas vezes torna-se confuso, devido à teoria por trás de um Ecossistema de Inovação se apresentar diversificada e fragmentada.

Essa dificuldade de consolidação de um conceito para Ecossistema de Inovação tem relação direta com a base do termo que se sustentou inicialmente no conceito de Ecossistema de Negócios de Moore (1993).

A fim de distinguir um Ecossistema de Inovação de um Ecossistema de Negócios, os pesquisadores Gomes, Facin, Salerno e Ikenami (2016) da Universidade de São Paulo, elaboraram uma pesquisa partindo da desconstrução do termo.

Thus, sistematizaram uma discussão sobre o conceito de Ecossistema de Inovação, a partir da sua evolução, lacunas, oportunidades e tendências.

Similaridades e Distinções entre o Ecossistema de Inovação e o de Negócios

Partindo de uma análise bibliométrica com análise de conteúdo, Gomes, Facin, Salerno e Ikenami (2016) realizaram uma revisão sistemática de literatura para conseguirem diferenciar os conceitos de Ecossistema de Inovação e de Negócios.

Concluíram que existem características em comum a ambos environments:

  1. Composição por atores em redes interconectadas e interdependentes
  2. Liderança que pode ocorrer por um ator chave
  3. Constituição em plataforma
  4. Cooperação, mas também competição existente entre os membros
  5. Ciclo de vida que pode se basear em um processo de co-evolução

Entretanto, embora essas características em comum o que diferencia esses ecossistemas, segundo os pesquisadores é o tipo de foco no valor:

  • Ecossistema de Negócios: foco na captura de valor
  • Innovation Ecosystem: foco na co-criação de valor

Por focar na co-criação de valor, a teoria de Ecossistema de Inovação volta-se para a inovação propriamente dita e à gestão, estratégia e ecologia relacionada à constituição e desenvolvimento desse ambiente.

That way, suscita horizontes de práticas e pesquisas no que concerne a gestão do conhecimento, gestão da informação, fluxos de informação e tipos de inovação.

Quer saber mais? Visit aqui!

Referências

GOMES, Leonardo Augusto de Vasconcelos; FACIN; Ana Lucia Figueiredo; SALERNO; Mario Sergio; IKENAMI; Rodrigo Kazuo. Unpacking the innovation ecosystem construct: Evolution, gaps and trends. Technological Forecasting and Social Change, 2016.

MOORE, James F. Predators and prey: a new ecology of competition. Harvard business review, v. 71, n. 3, p. 75-86, 1993.

The following two tabs change content below.

Priscila Machado Borges Sena

Bibliotecária, bibliófila, apaixonada pela leitura, e por toda construção e desconstrução que o acesso e uso da informação e do conhecimento provocam nos seres humanos. Encantada pela docência e pela pesquisa. Engajada em movimentos associativos para o fortalecimento dos profissionais da informação. Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação.

Latest posts by Priscila Machado Borges Sena (see all)