Sapiens Center

Sapiens Center: Ações para o fomento da Economia Criativa

Práticas para o aumento do movimento na área leste do Centro Histórico

O Centro Sapiens é o projeto com o objetivo de implementar um Distrito Criativo na área leste do Centro Histórico de Florianópolis. O ponto inicial do Centro Sapiens foi identificar o potencial criativo da região uma vez que era notável o crescimento e surgimento de negócios vinculados à entretenimento, comércio criativo e gastronomia, por exemplo.

In this context, foi identificado o papel de potencializador que o projeto deveria exercer em prol de fomentar a Economia Criativa e de Experiência local. Assim foram desenvolvidas algumas ações tais como Centro em Movimento, que agrupa as atrações da região. Uma dessas ferramentas é a Agenda Criativa, onde estão reunidos os eventos gratuitos que acontecem no centro histórico. Clube de cinema, exposições, feiras semanais, atrações musicais e culturais na rua são alguns das opções de diversão – sem custo – no bairro. Besides, on Mapa Criativo estão os estabelecimentos voltados para as vertentes de Economia Criativa. Estão divididos em Espaços urbanos e Coworking; Sebos e Livrarias; Arte e Cultura; Tecnologia, Design e Comunicação; Educação; Brechós e Antiquários; Comércios Criativos e Gastronomia e Boemia.

Outra ação é o Circuito Baixo Centro, que surgiu depois da análise das dinâmicas sociais e econômicas da região. Foi observado um crescente movimento e demanda por atrativos com caráter urbano, tais como atrações culturais, cenário gastronômico bem desenvolvido e comércio de artigos vintage. O Circuito é composto pelas Rotas Retrô, Cultural and Gastro-boêmia.

A Rota Retrô percorre estabelecimentos de comércio artigos usados que existem em grande número na região. Museus, galerias e instituições de arte estão na Rota Cultural, bem como bares e restaurantes estão na Rota Gastro-boêmia. Tais rotas são georreferenciadas, com a descrição do local, seu horário de funcionamento, Contact. É um meio de fomento de locais interessantes, porém pouco explorados, que fornecem algum diferencial para seus frequentadores – locais, turistas ou de outras regiões da cidade.

Você tambem pode informar os principais problemas que percebe na região do Distrito Criativo.

The following two tabs change content below.

Beatriz Maria Vicente Testoni

Graduanda em Engenharia de Materiais, estuda economia criativa e seus impactos na sociedade, com foco em cidades e distritos.