Pronto 3D

Turma de engenharia de materiais visita o Pronto 3D

Pronto 3D, Fab Lab da UFSC abre as portas para a engenharia de materiais

A turma da disciplina de engenharia e gestão do conhecimento do curso de engenharia de materiais realizaram uma visita técnica ao Pronto 3D no dia 26 of November.

O laboratório Pronto 3D consiste em um espaço de ensino, pesquisa e extensão na área da materialização da forma por meio de técnicas automatizadas. Objetiva a estruturação de um ambiente de pesquisa, criação, development and production models. Assim como protótipos, models and products in real scale, auxiliando as diferentes etapas do processo de projeto em diversas áreas, onde a materialização se faça necessária. Localizado no campus trindade da UFSC o laboratório oferece apoio à alunos de graduação e pós graduação, professores, consultoria e cursos de diferentes áreas.

 

A disciplina é obrigatória para o curso de engenharia de materiais e aborda tópicos diferentes tópicos. Engenharia do conhecimento, gestão do conhecimento, mídias do conhecimento, comunicação, inovação, espaços de Ba e habitats de inovação. That way, nesta última etapa da disciplina os alunos foram apresentados às tipologias de habitats de inovação. Assim relacionando os conceitos de gestão do conhecimento vistos durante o trimestre com os habitats, espaços ricos em conhecimento.

Entre as tipologias apresentadas aos alunos está o espaço maker. Espaços maker são locais abertos, onde as pessoas se encontram para trabalhar em projetos reais, principalmente de prototipação. Como foi possível observar no Pronto 3D, estes espaços apresentam uma mistura entre equipamentos de alta e baixa tecnologia. As máquinas mais comuns de se encontrar em espaço maker são: Impressora 3D, Cortadora Laser e fresadoras. Assim como ferramentas de marcenaria e papelaria também. Para saber mais sobre espaços maker acesse nosso post conceitual na série habitats de inovação.

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovation in education, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.