Capacitação Educação Cidadã

AMAI, FECAM e VIA iniciam projeto de educação cidadã

Projeto de educação cidadã para cidades inteligentes é iniciado nos municípios do Alto Irani

A educação cidadã para inovação em espaços urbanos é o foco de um dos projetos do Grupo VIA, único grupo de pesquisa especializado em habitats de inovação no Brasil, o Geração VIA. Criado em 2017, esse projeto é pautado na compreensão de que a criatividade e o conhecimento são importantes fatores no processo da inovação, tornando então o capital humano de uma cidade um elemento essencial para seu surgimento. Nesse sentido, considerando a inovação no contexto urbano, a educação cidadã é o primeiro passo para que os cidadãos sejam efetivos e responsáveis na proposição de soluções e mudanças, na deliberação pública e, também, tornem-se aptos a compreender e influenciar políticas e projetos que impactam suas vidas.

Com esse espírito, o projeto Geração VIA foi iniciado e a equipe de pesquisadores do grupo VIA desenvolveu capacitações, jogos educativos e material didático para crianças e professores, possibilitando o aprendizado no ambiente escolar sobre as tipologias urbanas inovadoras e o estímulo de seu espírito cívico. Os diferentes recursos didáticos abrangem as seguintes temáticas até o momento: cidades inteligentes, cidades criativas, mente empreendedora, startups e habitats de inovação. Além destes, novos materiais para educação cidadã estão em desenvolvimento atualmente sobre o poder público e a legislação brasileira.

Saiba mais aqui sobre gamificação aplicada à educação em nosso trabalho

O projeto Geração VIA foi parceiro do “Floripa Inteligente” e do “Floripa Inovadora” desenvolvido pela Guarda Municipal de Florianópolis e a Prefeitura Municipal de Florianópolis. E, nesse ano, durante o Congresso de Prefeitos, a VIA/UFSC assinou um Acordo de Cooperação com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM para disseminar conhecimento sobre cidades inovadoras em todo o estado, iniciando justamente pelos pequenos cidadãos. O primeiro resultado desse acordo é a parceria com a Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI para levar o Geração VIA para essa região do estado junto ao projeto desenvolvido pela associação, o Projeto + Memória na Escola.

AMAI e FECAM com o Geração VIA

On the 27 of September, em Xanxerê, na sede da AMAI, foram capacitados 25 técnicos dos 14 municípios que o território da microrregião que a associação abrange: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. A capacitação foi sobre o tema Cidades Inteligentes e contou com os recursos didáticos do Geração VIA, incluindo nossos games. O objetivo é que os técnicos se tornem multiplicadores nas escolas e nas ações que serão desenvolvidas no âmbito do Projeto + Memória na Escola. O primeiro município a receber o projeto será Marema em data que a AMAI deve anunciar nos próximos dias.

O Projeto + Memória na Escola faz parte das ações em comemoração aos 40 anos da AMAI e, portanto, a inclusão de atividades voltadas ao conceito de cidades inteligentes demonstra a vontade e potencial da região para se renovar e começar a desenvolver agora a cidadania almejada no futuro. O legado dessa ação é a valorização dos municípios do Alto Irani por meio do resgate de sua memória e o investimento na construção do futuro buscado para a região por meio da educação cidadã.

Quer levar o Geração VIA e a educação cidadã para sua escola ou município? Entre em contato conosco! 😉

*Fotos: Ascom AMAI.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)