Foto: Prefeitura Municipal

Grupo VIA inicia atividades para orquestração e ativação do ecossistema de inovação de Rio do Sul

Capacitação sobre ecossistemas de inovação em Rio do Sul

Em parceria com atores de inovação locais a #EstaçãoVIA inicia as atividades de capacitação para reconhecimento do ecossistema de inovação do município de Rio do Sul. In this context, a atuação VIA visa envolver os atores locais para que possam realizar ações para ativação e orquestração do ecossistema de inovação local.

Rio do Sul está localizado na região do Alto Vale do Itajaí, com população estimada pelo IBGE para 2019 em 71.061 habitantes (IBGE, 2019). Na economia destaca-se nos setores eletrometalmecânico, vestuário, fabricação de produtos alimentícios, fabricação de peças e acessórios para veículos automotores e comercio por atacado.

O município também tem se destacado com iniciativas para desenvolvimento do ecossistema de inovação local. Nesse sentido, o Centro de Inovação Noberto Frahm -CINF, no âmbito do Projeto de Apoio à Ações de Ativação do Ecossistema de Inovação e Desenvolvimento da Cultura de Empreendedorismo na Rede Catarinense de Centros de Inovação, financiado pela FAPESC, se mobilizaram para iniciar o reconhecimento do ecossistema de inovação local.

Rio do Sul integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Santa Catarina para oferecer mecanismos de apoio ao empreendedor. Desta forma, oferece suporte desde o momento da ideação até a empresa estar preparada para ir para o mercado.

No Estado de Santa Catarina serão instalados 15 innovation centers . Nos municípios de Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Videira os Centros de Inovação já estão em operação. Nos municípios de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Rio do Sul e São Bento do Sul estão em fase de projeto e viabilização.

Metodologia VIA em ação

A metodologia VIA visa realizar mapeamento dos atores e ações existentes no ecossistema local. Thus, é possível identificar como se dá a interação entre os atores de inovação e suas ações realizadas pelo ecossistema. Em posse dos dados colhidos é possível identificar as necessidade e potencialidades do ecossistema de inovação local. Later, com o diagnóstico feito os atores estarão munidos para abertura de um plano de ação que possibilitará a orquestração e ativação do ecossistema de inovação do município.

Muito tem se falado sobre a relação entre ecossistema de inovação e desenvolvimento local e regional pela inovação. In this context, autores como Teixeira, Trzeciak e Varvakis (2017), ressaltam que um ecossistema de inovação ativo pode gerar um potencial competitivo para a localidade.

Thus, por intermédio de sua metodologia a #EstaçãoVIA vem colaborando com diversas localidades para o reconhecimento, orquestração e ativação de seus ecossistemas de inovação. Nessa perspectiva, Florianópolis/SC, Blumenau/SC, Chapecó/SC, São José/SC, Caxias do Sul/RS, Santa Maria/RS, Santarém/PA and Rivera no Uruguai são exemplos de localidades onde a Metodologia VIA foi aplicada.

Para conhecer mais sobre as soluções VIA, clique aqui.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativa da População para 2019 . Rio de Janeiro, 2019.

TEIXEIRA, C.S. TRZECIAK, D.S. VARVAKIS, G. Innovation ecosystem: Alinhamento conceitual [recurso eletrônico]. Florianópolis: Perse, 24p.: the,it. 2017 1 e-book Disponível em: < http://via.ufsc.br/,,en,v1,,hmn >

**Crédito da Foto: Prefeitura Municipal de Rio do Sul.

The following two tabs change content below.

Rossana Alves de Oliveira Simão Gomes

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atua como Consultora de Inovação e advoga nas áreas relativas à Propriedade Intelectual. No Grupo VIA tem como linha de pesquisa temas relacionados a promoção da inovação, tais como Habitats de Inovação; Sistemas de Inovação; Sistemas Regionais de Inovação, Ecossistemas de Inovação e Leis de Fomento à Inovação. rossanaoliveira.alves@gmail.com