Group Of Multiethnic Designers Brainstorming

Uma análise sobre tecnologia social

Tecnologias sociais buscam solucionar problemas sociais promovendo qualidade de vida

Tecnologias Sociais (TS) são técnicas, materiais e procedimentos metodológicos testados, validados e com impacto social comprovado. Contudo, criados a partir de necessidades sociais, com o fim de solucionar um problema social. Uma tecnologia social sempre considera as realidades sociais locais e está de forma geral, associada a formas de organização coletiva. Por fim, representando soluções para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

O conceito de Tecnologia Social

O conceito de tecnologia social compreende, assim, produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com uma coletividade. Portanto, que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Bem como, está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas e carências concretas tais como: resolução de problemas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, environment, dentre outras. As TS podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.

Designed by Freepik

As tecnologias sociais são a base em torno da qual é possível articular uma ampla rede de atores sociais. Ao mesmo tempo, a inovação social com base em tecnologias sociais precisa ser estruturada em modelos flexíveis, pois nem tudo que é viável em um lugar e para uma determinada situação o será para outra mesmo que semelhante. Portanto, o termo reaplicável está ligado à idéia de adaptações e espírito inovador. A reaplicação de uma determinada tecnologia social pressupõe a existência de um padrão tecnológico cujos elementos essenciais permitam escala.

A Rede de Tecnologia Social

A Rede de Tecnologia Social (RTS) tem entre seus objetivos a reaplicação em larga escala das tecnologias sociais. Assim, para que uma ação inovadora não fique restrita à localidade em que foi desenvolvida. Logo, a principal ideia envolvida na criação da RTS era a de promover o desenvolvimento sustentável estimulando a reaplicação e a adoção de TS através de políticas públicas. Além do mais, ao possibilitar a união de coletividades epistêmicas, agentes governamentais e potenciais usuários, a RTS cria novos espaços de articulação. Bem como, promovendo interação de atores sociais envolvidos na resolução de problemas locais e do desenvolvimento social.

Por fim, medidas e ações vêm sendo tomadas, em diversos âmbitos públicos e privados, no sentido de discutir, desenvolver e implementar a utilização de tecnologias sociais.

Veja também nosso post sobre Empreendedorismo Social!

Referências

BAUMGARTEN, M.; Tecnologias Sociais e inovação social. Porto Alegre, 2006.

LASSANCE JR, A.; PEDREIRA, J. Tecnologias Sociais e Políticas Públicas In: FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: FBB, 2004.

MANNHEIM, K. (org. Marialice Foracchi). Karl Mannheim. Sociologia. São Paulo, Ática,1982.

RUTKOWSKI, J. Rede de tecnologias sociais: pode a tecnologia proporcionar desenvolvimento social? In: LIANZA, S.; ADDOR, F. Tecnologia e desenvolvimento Social e Solidário. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2005.

http://www.inbambu.org.br/layout-informacoes

http://www.tecnologiasocial.org.br/bts/

The following two tabs change content below.

Roberto Nallin

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que a conexão entre pessoas é hoje o maior promotor da inovação. Apoia causas sociais, ações ambientais, diversidade, sustentabilidade e sonha que um dia a inovação social poderá ser o principal vetor para o desenvolvimento social.

Latest posts by Roberto Nallin (see all)