Jorge Gardner NRN Oa2TFp8 Unsplash

Inovação promove a paz e transforma um bairro na Colômbia

Soluções inovadoras ajudaram a transformar a vida de pessoas na Colômbia

Soluções inovadoras de transporte ajudaram a transformar a vida de pessoas em uma área de Medellín, na Colômbia. Assim, La Comuna 13, antes era considerada um dos lugares mais violentos e dominados pelo crime da América Latina. Contudo, nas décadas de 1980 e 1990 no norte da Colômbia, a área foi atormentada pela violência entre traficantes de drogas e grupos paramilitares, enquanto a pobreza isolou grandes setores da comunidade. Surpreendentemente, soluções inovadoras de transporte ajudaram a transformar a vida de pessoas em um lugar que antes era conhecido como uma das cidades mais perigosas do mundo.

Créditos: Ricardo Gomez Angel on Unsplash

Atualmente, La Comuna 13 é um dos destinos mais populares da cidade para turistas estrangeiros que procuram mergulhar em uma cultura única. Essa que resistiu a décadas de violência por meio de expressões artísticas poderosas e projetos sociais.

La Comuna 13

La Comuna 13, uma série de bairros de baixa renda, construídos em uma encosta no nordeste de Medellín se tornou um dos lugares mais perigosos do mundo. Sobretudo, em apenas 20 anos, Medellín deixou de ter o título desonroso de capital mundial do homicídio e crime organizado para atrair um número crescente de turistas. Por meio de grupos locais que canalizaram suas frustrações através de projetos sociais, recuperando seu bairro com esforços de limpeza e arte pública. Sobretudo, que refletiam sobre a violência que tinham sofrido. Por fim, eles pediam paz.

Créditos: Kobby Mendez on Unsplash

Extorsão, microtráfico, abuso e atrocidades, havia apenas duas opções: se esconder em casa ou se tornar violento. Mas os moradores, cansados ​​de vitimização e do medo, criaram uma terceira opção: a ação comunitária. Declarou Kbala, um rapper de 27 anos da La Comuna 13, líder comunitário e guia turístico em seu bairro há mais de seis anos.

Créditos: Jorge Gardner on Unsplash

Além da ação comunitária colaborativa, também houve muitos projetos inovadores importantes iniciados pelo estado nos últimos anos. Simultaneamente, a inovação melhorou o modo de vida dos habitantes locais e reduziu o nível de criminalidade.

Inovação

A inovação trouxe muitos benefícios para a cidade de Medellín, como por exemplo uma longa escada rolante para um local incomum. Portanto, o projeto teve como objetivo beneficiar os moradores de um de seus bairros mais pobres, como o La Comuna 13. Contudo, o empreendimento inaugurado em 2011, tornou-se um modelo para o planejamento urbano em todo o mundo. Uma gigantesca escada rolante de 384 metros com um telhado laranja que sobe uma montanha em seis seções. Ainda mais, os moradores gastavam até 40 minutos para subir ou descer as escadas que traçavam a encosta, hoje a jornada dura apenas 6 minutos.

Fonte: <https://filmedellin.com/escaleras-electricas-comuna-13/> Acesso em: 12 de setembro de 2019.

Os projetos beneficiaram um setor marginal que busca maior inclusão social, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Logo, este é um exemplo engenhoso de como a inovação pode reunir classes sociais.

Desenvolvimento humano

Desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas. No que tange suas capacidades e as oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida que desejam ter. Assim, o desenvolvimento humano deve ser centrado nas pessoas e na ampliação do seu bem-estar. Entendido não como o acúmulo de riqueza e o aumento da renda, mas como a ampliação do escopo das escolhas e da capacidade e da liberdade de escolher.

O gráfico abaixo apresenta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Colômbia entre 1995 e 2017. Em 1995 o IDH da Colômbia era de 0,625, já em 2017, 0,747. Ainda mais, segundo dados do PNUD, o país avançou em 22 anos, 59 posições no ranking do IDH na escala global.

Fonte: <https://pt.countryeconomy.com/demografia/idh/colombia> Acesso em: 15 de setembro de 2019.

Para ter uma visão mais completa sobre desenvolvimento é necessário maior abrangência de variáveis, analisando-as via aumento da expansão das liberdades reais que as pessoas usufruem. Uma vez que é importante não só dar o devido valor aos mercados mas também apreciar o papel de outras liberdades econômicas, sociais e políticas que melhoram e enriquecem a vida que as pessoas podem levar.

Considerações

Além do rigoroso esforço de paz que sufocou o conflito armado, um relatório recente classificou a economia metropolitana como a que mais cresce na América Latina. Em suma, a segunda maior cidade da Colômbia, faz parte de uma imagem completamente mais brilhante e colorida.

Mais importante, essa inovação simples recebe o crédito de ajudar a trazer paz, dignidade e orgulho a uma comunidade que já foi atormentada pela violência. Assim, as longas escadas promoveram acessibilidade aos moradores da La Comuna 13, eles passaram a se sentir novamente parte da sociedade.

Os dados do IDH representam um notável crescimento da qualidade de vida dos Colombianos. Por fim, projetos inovadores como las escaleras elétricas gigantes são exemplos de que a inovação pode transformar uma sociedade, promover esperança, cultura e paz à uma população.

Leia mais sobre dicas de cidades humanas neste link.

Referências

ALBADEJO, Angelika. Cómo la zona más violenta de Medellín se convirtió en un importante destino turístico. InSight Crime, 2018. Disponível em: <https://es.insightcrime.org/noticias/analisis/como-la-zona-mas-violenta-de-medellin-se-convirtio-en-un-importante-destino-turistico/>. Acesso em: 06 de set. 2019.

Colômbia – Índice de Desenvolvimento Humano. Countryeconomy, 201?. Disponível em: <https://pt.countryeconomy.com/demografia/idh/colombia> Acesso em: 16 de set. 2019.

Comuna 13, a favela em Medellín que se tornou atração turística. Catraca Livre, 2018. Disnponível em: <https://catracalivre.com.br/viagem-livre/comuna-13-a-favela-em-medellin-que-se-tornou-atracao-turistica/>. Acesso em: 06 de set. 2019.

De cómo el diseño puede cambiar barrios deprimidos y asolados por la guerra. El Mundo, 2018. Disponível em: <https://www.elmundo.es/eme/2017/11/22/5a157ab7e2704e2a408b45c4.html>. Acesso em: 06 de set. 2019.

IBGE. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Brasileiro. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. PNUD, Brasil. 2013.

Innovación para la paz: escaleras eléctricas gigantes transforman un barrio de Medellín. CNN, 2015. Disponível em: <https://cnnespanol.cnn.com/2015/12/14/escaleras-mecanicas-gigantes-transforman-barrio-de-medellin/?>. Acesso em: 05 de set. de 2019.

The following two tabs change content below.

Roberto Nallin

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que a conexão entre pessoas é hoje o maior promotor da inovação. Apoia causas sociais, ações ambientais, diversidade, sustentabilidade e sonha que um dia a inovação social poderá ser o principal vetor para o desenvolvimento social.

Latest posts by Roberto Nallin (see all)