Imagem Do WhatsApp De 2024 07 11 à(s) 13.59.52 271f4bd1

Conclusão da Maratona de Inovação Hack the UFSC 2024/1

Encerramos com êxito mais um o semestre da disciplina Habitats de Inovação da UFSC, com a conclusão da Maratona de Inovação Hack The UFSC 2024/1. Maratona que já se tornou uma tradição na disciplina com o Pitch Hack The UFSC.

O Pitch acontece no ultimo dia da disciplina e é uma oportunidade de apresentar ideias e propostas visando tornar a UFSC mais inovadora e empreendedora. Após as apresentações finais, encerrou-se mais uma edição do Hack The UFSC, trazendo várias sugestões de aprimoramento para a universidade por meio de planos de ação criados pelos alunos, embasados na metodologia do VIA Estação Conhecimento.

 

A Disciplina

A disciplina começou explorando o tema da inovação e dos habitats de inovação por meio de diferentes abordagens de ensino, permitindo que os alunos absorvessem o conteúdo de maneira dinâmica e inovadora.

Após essa fase inicial, adotou-se a metodologia Hack The UFSC, que propõe a criação de espaços universitários para fomentar o empreendedorismo e a inovação, utilizando os habitats de inovação como prática. Esse projeto recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC). Durante a maratona, os alunos utilizaram a metodologia VIA, que é reconhecida por seu enfoque prático e eficaz na resolução de problemas. Essa metodologia permitiu aos participantes identificar desafios, criar e desenvolver soluções e elaborar plano de ação para implementar as soluções.

 

Experiência Multidisciplinar

Um dos aspectos mais da Disciplina de Habitats de Inovação é a diversidade da turma, que incluiu nesse semestre alunos de Engenharia de Materiais, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Economia, Arquivologia, entre outros cursos. Essa variedade de perspectivas e conhecimentos proporcionou uma experiência única e dinâmica, resultando em propostas inovadoras e bem fundamentadas.

 

Hack The UFSC

Iniciado na primeira em Maio de 2024, o Hack the UFSC tem como objetivo envolver toda a comunidade universitária na criação de projetos que transformem nosso campus. Queremos fazer da UFSC um ambiente ainda mais dinâmico e inovador, e para isso, precisamos da sua participação ativa.

No Hack The UFSC, os alunos foram introduzidos ao conceito de Universidade Empreendedora e instruídos sobre a elaboração do RUE, visando desenvolver um plano de ação para tornar a UFSC mais inovadora e empreendedora, considerando as diferentes dimensões do ranking de universidades empreendedoras de 2023.

Grupo Cultura Empreendedora

Grupo Cultura Empreendedora – Pitch Destaque

A primeira etapa envolveu a identificação de desafios. Neste semestre, os alunos basearam-se em percepções de turmas anteriores, em suas próprias observações e em respostas ao formulário Hack The UFSC, formulado e disponibilizado pelos alunos da disciplina para discentes, docentes e servidores da UFSC.

Objetivos e Benefícios

A proposta do Hack the UFSC é desenvolver iniciativas que aprimorem o ambiente do campus universitário, tornando-o mais empreendedor e inovador. Queremos criar um ecossistema que promova o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Com base nas respostas dos questionários e em uma metodologia definida, serão desenvolvidos planos de ação com o intuito de colocar em prática as ideias e soluções propostas pela comunidade acadêmica. Nosso objetivo é implementar essas ações para transformar a UFSC em um exemplo de inovação e empreendedorismo.

Dimensões Trabalhadas

Os alunos foram divididos em grupos que abordaram seis dimensões fundamentais, baseadas no Ranking de Universidades Empreendedoras da Brasil Júnior:

  1. Capital Financeiro: Propostas para otimizar o financiamento e a gestão de recursos financeiros da universidade.
  2. Infraestrutura: Ideias inovadoras para melhorar a infraestrutura física e tecnológica da UFSC.
  3. Inovação: Soluções criativas para fomentar a cultura de inovação dentro da universidade.
  4. Cultura Empreendedora: Estratégias para promover o empreendedorismo entre os estudantes e a comunidade acadêmica.
  5. Extensão: Iniciativas para fortalecer as atividades de extensão universitária e a interação com a sociedade.
  6. Internacionalização: Colaborações internacionais.

A Importância da Participação da Comunidade

O sucesso deste projeto depende da participação ativa de todos os membros da comunidade acadêmica da UFSC. Queremos criar uma cultura de envolvimento, onde cada voz seja ouvida e cada ideia seja valorizada.

Além de ensino e pesquisa, as universidades devem atender às demandas da sociedade, traduzindo conhecimento em utilidade econômica e social (ALMEIDA; CRUZ, 2010; ETKOWITZ, 2003).

 

Mentorias

Contamos com a presença de parceiros que contribuíram como mentores ativamente durante toda a maratona, apoiando e auxiliando os alunos na definição de problemas, desenvolvimento de soluções e elaboração de planos de ação. Além disso, a banca avaliadora dos pitchs também contou com parceiros externos, composta por profissionais experientes e ex-alunos da UFSC, prestigiando e avaliando as apresentações dos alunos. Os feedbacks e sugestões oferecidas foram enriquecedoras, proporcionando uma visão externa aos alunos que ajudou a refinar ainda mais as propostas apresentadas.

 

PITCHS

Ao longo da maratona, os alunos propuseram soluções inovadoras e também vivenciaram a prática da pesquisa aplicada e do desenvolvimento de inovações. Essa experiência foi fundamental para o crescimento acadêmico e profissional de todos os participantes. Todos os resultados e trajetória deles nessa maratona foram apresentados pelos grupos no Pitch Final Hack The UFSC.

O grupo que se destacou no Pitch foi Cultura Empreendedora. No entanto, todos os grupos foram reconhecidos pelo alto nível de envolvimento e pela qualidade das propostas apresentadas.

Painel Online: Estudantes como Agentes de Mudança – O Papel Central nas Universidades Empreendedoras

Durante a maratona Hack The UFSC, tivemos a oportunidade de contar com a presença de mais convidados para um painel online voltado para o tema de Universidades Empreendedoras.

Este evento foi uma verdadeira imersão no poder transformador do empreendedorismo universitário. Contou com a presença da Dra. Andressa Pacheco (Professora Universitária na UFSC), de Otávio Estrella (Aluno de Economia na UFSC), e foi mediado por Juliana Corrêa (Departamento de Inovação da UFSC – SINOVA).

Durante o painel, foram discutidos como as universidades empreendedoras estão revolucionando a educação superior, não apenas transmitindo conhecimento, mas capacitando estudantes a se tornarem líderes, inovadores e agentes de mudança em suas comunidades e além. Foi destacada a importância de um ecossistema de inovação dentro das universidades, onde os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e aplicar suas ideias na prática.

Além das discussões enriquecedoras, também houve o lançamento da nova edição da revista do Grupo de Pesquisa VIA, focada em Universidades Empreendedoras, trazendo insights valiosos sobre como as instituições de ensino estão se adaptando e promovendo o empreendedorismo.

O painel está disponível para acesso no canal do Youtube do VIA: @viaestacaoconhecimento

Hack the UFSC 2024/1

A maratona demonstrou mais uma vez o potencial dos nossos alunos em contribuir para a construção de uma UFSC mais inovadora e empreendedora. Através de um trabalho colaborativo e multidisciplinar, conseguimos avançar significativamente na busca por soluções que impulsionem os índices de inovação e empreendedorismo na nossa universidade.

Continuamos firmes no propósito de transformar a UFSC em um exemplo de universidade empreendedora, e contamos com o apoio de toda a comunidade acadêmica para alcançar esse objetivo. Parabéns aos alunos pelos trabalhos e reforçamos o agradecimento aos mentores, banca e convidados que de maneira voluntária estiveram conosco em mais um Hack The UFSC!

 

Referências

Almeida, M., & Cruz, A. R. (2010). Inovação e Empreendedorismo na Universidade: O Caso do Brasil. Este trabalho pode ser encontrado em publicações acadêmicas ou como capítulos em livros que discutem o papel das universidades brasileiras na inovação e empreendedorismo.

Etzkowitz, H. (2003). Innovation in Innovation: The Triple Helix of University-Industry-Government Relations. Social Science Information, 42(3), 293-337.

The following two tabs change content below.

Laura Pertile

Entusiasta do universo de empreendedorismo e inovação. Bacharel em Administração, com MBA em gestão estratégica de pessoas, é Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora integrante do grupo VIA Estação Conhecimento. Acredita que o mundo é feito de pessoas, para pessoas e por pessoas.