Tracos Urbanos Fechamento

Movimento Traços Urbanos promove encontro e apresenta ações!

Com muito entusiasmo e satisfação, o Urban Traces Movement promoveu um encontro de encerramento do ano de 2016 para os envolvidos discutirem sobre os resultados alcançados esse ano e as metas para o próximo que está por vir.

A reunião foi iniciada com um debate sobre o desenvolvimento do projeto, que tem caráter multidisciplinar e que com suas ações buscam além de refletir sobre a cidade, introduzir intervenções concretas e efêmeras.

Os arquitetos e membros da equipe de curadoria do Traços Urbanos, Giovani Bonetti e Silvia Ribeiro Lenzi trouxeram aos presentes a pretensão do grupo em relação a 2017, e entre as propostas para desenvolver um processo de requalificação do espaço urbano de Florianópolis listou algumas iniciativas primordiais, como:

 

  • Ampliar a relação com o poder público e fortalecer parcerias com entidades privadas;
  • Prestigiar, entregar e participar de eventos locais;
  • Promover eventos na região;
  • Criar uma agenda de palestras e debates para discutir sobre os espaços públicos abertos a comunidade para intensificar a cultura urbana.

 

Then, a coordenadora do Grupo Via Estação Conhecimento, Prof. Drag. Clarissa Stefani Teixeira, apresentou o trabalho realizado pela sua equipe perante as ações realizadas pelo movimento esse ano. A professora entregou o Livro Refletindo a Cidade: um outro olhar para a região central de Florianópolis. O contexto sobre o processo de revitalização urbana e sobre o movimento em si, demonstra o resultado proporcionado pela Oficina Nossa Rua, como os seis projetos desenvolvidos nesse evento, os quais foram inicialmente nomeados como: Circuito Boêmio, Grafite, Horta Pública, Integração Escola, Layer Social e Moradia.

Thereby, as pessoas presentes ficaram cientes e animadas em contribuir com a evolução de cada projeto. Entre as observações de destaque foi discutido que cada tema engloba uma vertente muito mais abrangente do que o próprio foco desenvolvido na oficina, que no caso do projeto Grafite, por exemplo, é possível abrir um leque sobre todos os aspectos que envolvem a arte urbana do local e que juntos podemos trazer ideias que na prática podem causar impactos surpreendentes na história do centro de Floripa.

Por fim, foi revelada parte do conteúdo do site do Movimento Traços Urbanos, que tem previsão para ser aberto ao público em janeiro de 2017. Nós, que tivemos a oportunidade de espiar o que vem por aí, podemos afirmar que são propostas formidáveis que além de valorizar o que a ilha já nos proporciona vai trazer uma maior interatividade entre o cidadão e a cidade!

Em breve o livro digital será disponibilizado no site da VIA! Aguarde que vem muitas novidades do Movimento por aí!

 

Confira em vídeo como foi nosso evento:

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.