Cluster Em Smart Cities

Santa Catarina terá Cluster em Smart Cities

Inovando! Santa Catarina apresenta Cluster em Smart Cities

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, junto às prefeituras municipais de Florianópolis e Joinville e, com apoio das entidades participantes do Pacto pela Inovação, iniciaram a modelagem do Cluster Catarinense de Smart Cities – – Cluster SC2 . A iniciativa foi apresentada durante reunião na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), para Renato Pazotto, Head da CISCO para a América Latina para o tema Smart City.

O mercado apresenta estimativa de movimentar mundialmente US$ 1.5 TRI em 2020, sendo também estratégico para o desenvolvimento das cidades no que tange aos principais problemas urbanos atuais como mobilidade, meio ambiente e inclusão. Santa Catarina, enquanto líder em tecnologia e inovação, busca organizar suas iniciativas e de forma conjunta tornar-se um dos principais provedores de soluções e serviços para cidades inteligentes.

A parceria com a CISCO visa unir forças com um dos principais players mundiais do tema, criando uma ponte com o mercado internacional e abrindo uma janela de oportunidades para as empresas e startups catarinenses, afirma Jean Vogel diretor de Desenvolvimento de Ciência, Technology and Innovation Secretary of State for Sustainable Economic Development.

Vogel apresentou as iniciativas já realizadas pelo estado. Além dos Centros de Inovação e Institutos de Tecnologia do SENAI, as cidades também mostram protagosnismo de ações na temática de Smart Cities. O Pacto pela Inovação de Santa Catarina também potencializa as ações em rede facilitando a operação do Cluster.

Joinville por exemplo já apresenta iniciativa de Cidades Inteligentes com a Join.Valle. Florianópolis, por sua vez, além do Laboratório de Inovação Urbana (ACATE, ACIF e Prefeitura Municipal de Florianópolis) apresenta o Distrito Criativo – Sapiens Center.

Destaca-se também as iniciativas realizadas pela VIA Estação Conhecimento com a ação Floripa Inteligente – realizada por meio do projeto Geração VIA que impactou 9000 alunos das escolas municipais e 250 professores de Florianópolis. Para saber mais clique aqui! #GoGoGo #SCStrong

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.