1

Movimento Inova Planalto realiza 1º Encontro Regional pela Inovação

Orquestração do ecossistema de inovação na região do planalto norte

O Grupo VIA Estação Conhecimento realizou o diagnóstico do ecossistema de inovação na região do planalto norte nas cidades de São Bento do Sul-SC, Campo Alegre-SC e Rio Negrinho-SC. Então, um plano de ação foi elaborado a partir do diagnóstico para desenvolver o ecossistema da região. Assim, uma das ações propostas foi a realização do 1º Encontro Regional pela Inovação. O evento foi orquestrado pelos Grupos de Trabalho Governança, Inovação e Informação e aconteceu no dia 11 de agosto.

1º Encontro Regional pela Inovação

O 1º Encontro Regional pela Inovação – Movimento Inova Planalto foi um evento de sensibilização do ecossistema regional para o Pacto pela Inovação do Planalto Norte de Santa Catarina. O evento foi realizado no dia 11 de agosto em Rio Negrinho. Ademais, serviu para concretizar a união na pauta da inovação dos três municípios da microrregião: Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.

No encontro, estavam presentes os representantes municipais: Prefeito de São Bento do Sul – Antônio Tomazini; Prefeita de Campo Alegre – Alice Grosskopf; e, vice-prefeito de Rio Negrinho – Pablo Ribeiro. A Deputada Estadual Paulinha, o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações – Moris Kohl e o Presidente da Fapesc – Fábio Zabot formaram a presença do estado no evento.

Ademais, também participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Andrea Tamanine. Também, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Negrinho, Gilson Kolenez. E, o secretário de Desenvolvimento e Agricultura de Campo Alegre, Ruben Bahr. Por fim, estavam presentes demais autoridades das três cidades, empresários e sociedade civil.

No evento, os prefeitos comprometeram-se com o PACTO PELA INOVAÇÃO DO PLANALTO NORTE. Também, assinaram a “Carta dos Prefeitos pela Inovação da Microrregião Norte”, formalizando a “Aliança dos Prefeitos pela Inovação no Planalto Norte”.

No evento, a data do Pacto pela Inovação Planalto Norte de Santa Catarina foi divulgada para o dia 18 de outubro de 2021.

Cidades unidas em prol da inovação regional. Fonte: Christian Hacke / Prefeitura de Rio Negrinho

Quer saber mais? O encontro completo pode ser acessado no canal do youtube do Centro de Inovação Planalto Norte: 1º Encontro Regional pela Inovação – Movimenta inova Planalto.

Saiba mais em: EVENTO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO MICRORREGIONAL and Cidades unidas em prol da inovação regional.

Siga o instagram @centrodeinovacaoplannorte e fique por dentro das novidades da pauta na região.

Mapa do ecossistema de inovação – São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho

Conheça o ecossistema de inovação de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. Para isso, acesse o mapa pelo seguinte link: encurtador.com.br/qsE38.

Mapa do ecossistema de inovação de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.

Metodologia VIA de orquestração de ecossistemas de inovação

A metodologia VIA consiste em diferentes etapas de entendimento do ecossistema de inovação. Assim, o objetivo é entender quem são os atores locais, suas práticas e necessidades. Então, um plano de ação é definido a partir do diagnóstico do ecossistema de inovação. Portanto, o Grupo VIA em parceria com os atores locais, busca orquestrar o ecossistema para produzir maiores e melhores resultados.

Dessa forma, por intermédio de sua metodologia o VIA vem colaborando com diversas localidades para o reconhecimento, orquestração e ativação de seus ecossistemas de inovação. Assim, Florianópolis/SC, Blumenau/SC, Chapecó/SC, São José/SC, Caxias do Sul/RS, Santa Maria/RS, Santarém/PA são exemplos de localidades onde a Metodologia VIA foi aplicada.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.