Capa Post Ebooks

Conheça os ebooks VIA de alinhamento conceitual

Alinhamento conceitual

A palavra conceito, do latim conceptus, significa “conter completamente” ou “formar dentro de si”. Um conceito é, primeiramente, a compreensão que adotamos das palavras. É a representação simbólica com com significado geral que abarca objetos com propriedades comuns entre si. Quando o assunto é habitats de inovação, nos deparamos com dezenas de diferentes nomes e definições não triviais, algumas vezes causando confusão. Para uma comunicação clara e objetiva, o grupo VIA criou um série de livros digitais de alinhamento conceitual. Thus, o alinhamento permite que as conversas sobre a temática de habitats sejam claras e que não haja dualidade interpretativa.

Confira abaixo os ebooks disponíveis.

Incubadoras

capa incubadora O livro de alinhamento sobre incubadoras primeiramente contextualiza a inovação dentro do cenário de desenvolvimento econômico e social. Utilizando da lei de inovação (Lei nº 10.973, from the 02 de dezembro de 2004), o ebook parte da própria legislação brasileira para a conceitualização.

 

 

 

 

Núcleos de Inovação Tecnológica

capa nits

O ebook sobre núcleos de inovação tecnológica (NITs) aborda sobre políticas de gestão e incentivo à inovação. Besides, o livro conta como a Lei 10.973 from the 2004 (conhecida como lei de inovação) influenciou nos mecanismos regulatórios de transferência de propriedade intelectual.

 

 

 

 

Smart Cities

capa smartcitiesUma cidade inteligente pode ser trabalhada em diferentes dimensões. Pensando nisso, o livro Smart Cities: Alinhamento Conceitual traz essas dimensões e alinha as características necessárias para que uma cidade possa ser considerada uma cidade inteligente.

 

 

 

 

 

accelerators

capa aceleradorasUma aceleradora é uma organização que impulsiona empresas, visando a aceleração do processo de consolidação. Esse livro de alinhamento conceitual não apenas descreve esse habitat de inovação, mas também traz dados interessantes do Brasil e do mundo envolvendo a temática.

 

 

 

Startups

capa startupsPartindo da contextualização de inovação e empreendedorismo, esse ebook conceitua as startups e os movimentos associados a elas. O documento traz também os objetivos e as etapas de criação das startups. Por fim, a temática é contextualizada em âmbito global, trazendo dados sobre esse novo modo de empreender.

 

 

 

Innovation habitats

capa-habitats Um dos ebooks feitos pelo grupo VIA foi o de alinhamento conceitual de habitats de inovação. Esse documento descreve de modo sucinto esses espaços, destacando três pontos principais: conhecimento, innovation and entrepreneurship. Besides, o livro conta com um guia de tipologias, que de modo simples explica como esses habitats estão dispostos dentro dos ecossistemas.

 

 

 

Centros de Inovação

capa centros Centros de inovação são comunidades físicas ou virtuais que alocam empreendedores inovadores, startups e outros projetos de P&D. O ebook de alinhamento apresenta de forma clara e objetivo o que um centro de inovação faz, e o que não faz.

 

 

 

 

Pré-Incubadoras

capa pré incubadora Pré-incubadoras são ambientes que oferecem mecanismos de suporte a empreendedores que desejam transformar suas ideias em negócios. O ebook de alinhamento traz o passo a passo do processo de pré-incubação e destaca as vantagens de passar por esse estágio durante as fases iniciais da jornada do empreendedor.

 

 

 

Fab Labs

capa fab labs Fab Labs são laboratórios de fabricação digital que unem ferramentas digitais de prototipação com um ambiente de livre criação. Esses espaços são credenciados e por uma fundação chamada FabFoundation e possuem requisitos mínimos para sua implementação. O ebook traz todos os aspectos desse habitat de inovação.

 

 

 

 

 

Parques Científicos e Tecnológicos

capa parques O livro conta um pouco da história dos parques científicos e tecnológicos, divididos em gerações. Besides, o documento esclarece a distinção entre as diferentes tipologias de parques, discorrendo sobre suas atribuições. Por fim, há um panorama dos parques nacionais e internacionais, trazendo dados dos habitats já existentes.

 

 

 

 

 

Ecossistemas de Inovação

capa ecossistema

Esse ebook, além de trazer toda a parte de contextualização, explicita as fases de desenvolvimento de um ecossistema de inovação, as características presentes e a infraestrutura que faz parte do conceito. O ecossistema trata de redes de relações, e como essas interações influem no desenvolvimento dos seus atores.

 

 

 

 

 

 

 

Redes

capa redesO livro de redes conta como esse conceito se transformou em um mecanismo para difusão da inovação por meio de colaborações e interações. As redes organizam a criação de conhecimento, coordenando e facilitando a aprendizagem empresarial. O ebook também traz um pouco sobre a configuração dessas redes e faz um paralelo entre as redes nacionais e internacionais.

The following two tabs change content below.

Lúcio de Souza Silva

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entusiasta de qualquer atividade relacionada a inovação e tecnologia.