3 aplicativos para a gestão do conhecimento
Conheça 3 aplicativos para a organização e gestão do conhecimento
Dentro da gestão do conhecimento existem diversos métodos e técnicas para processos específicos, criação, codificação, armazenamento, compartilhamento e uso do conhecimento. Nem todas essas técnicas ou métodos são baseados em tecnologias da informação e comunicação (TIC), ou dependente delas, como mostra Young (2010), que divide as técnicas e métodos em baseados em TICs e não baseados em TICs. Neste post iremos mostrar três aplicativos ou sites que podem auxiliar nestes processos, otimizando a organização pessoal e até organizacional. Dessa forma, na lista abaixo apresentamos 3 aplicativos diferentes e quais técnicas de gestão do conhecimento eles auxiliam.
1. Trello
Esta é uma ferramenta que pode ser acessada via web ou app. O Trello é um gestor de projetos que preza pela usabilidade do usuário, com uma experiência visual agradável. Assim, esta é uma ferramentas que pode ser incluída nos métodos de gestão do conhecimento gerenciamento de conteúdo e fóruns de discussão. Para Young (2010) gerenciamento de conteúdos serve para operacionalizar eficazmente as estratégias colaborativas visando à eficiência da cadeia de valor via web. Além disso, fóruns de discussão podem ser entendidos como um espaço digital que proporciona um “local de encontro informal” para a troca de conhecimentos, permite às pessoas trabalharem em equipe, através de uma rede, independentemente do local ou do tempo (SERVIN; DE BRUN, 2005).
Mesmo que seu propósito seja a gestão de projetos, o Trello pode servir para organizar quase qualquer informação. Por exemplo, uma vigem, trabalhos da faculdade, atividades da casa ou trabalhos coletivos. São infinitas possibilidades. Dessa forma, o Trello é baseado em quadros, listas e cartões que você pode montar e personalizar da forma que quiser.
Dessa forma, dentro de um quadro você pode criar listas, como a fazer, em andamento e pronto. Assim, para uma atividade você pode criar um cartão, e ir movendo este cartão conforme realiza as atividades. Para saber mais sobre o Trello acesse aqui.
2. WordPress
O WordPress é umas das ferramentas mais populares para a criação de blogs. Blogs são sites que contém uma lista de artigos ou histórias curtas, muitas vezes relacionadas à eventos atuais, também podem ser fotografias, vídeos, gravações de áudio ou uma mistura de todos os tipos (YOUNG, 2010). São uma forma de gerenciar o conhecimento de maneira hierárquica e principalmente acessível. Os blogs podem ser utilizados como uma forma de compartilhar conhecimento a diferentes públicos por meio de uma linguagem comum. Também possibilita a criação de comunidades dentro das organizações que o mantém (OJALA, 2005).
Como um CMS (Content Management System, ou em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) o WordPress permite a criação e gestão de blog de maneira acessível a usuários com diferentes níveis de conhecimentos sobre informática. Por exemplo, o blog da VIA é um WordPress, onde o utilizamos para compartilhar o conhecimento da academia de maneira acessível aos leitores. Para saber mais sobre o WordPress acesse aqui.
3. Slack
O chat é uma técnica de gestão do conhecimento, mais precisamente de compartilhamento de conhecimento. Chats são ferramentas para troca de mensagens instantâneas via web em tempo real (YOUNG, 2010). Dessa forma, estas ferramentas são muito populares em atividades pessoais e nas organizações.
Umas dessas ferramentas é o Slack, ferramenta de chat baseada em canais. Nele é possível criar canais com base em equipes, projetos ou até mesmo locais do escritório. Assim, os membros de um espaço de trabalho ou organização podem ingressar e sair de canais conforme necessário. O acesso móvel a mensagens diretas e em grupo, compartilhamento de arquivos, chamadas e ferramentas permite que a troca rápida entre computador e aparelho móvel. Saiba mais sobre o Slack aqui.
Quer saber mais sobre gestão do conhecimento? Acesse o nosso post conceitual aqui. Você também pode conferir outras recomendações de aplicativos para a produtividade neste post.
Referências
OJALA, M. Blogging: For knowledge sharing, management and dissemination. Business Information Review, v. 22, n. 4, p. 269-276, 2005.
YOUNG, R. Knowledge management tools and techniques manual. Asian Productivity Organization, v. 98, 2010.
SERVIN, G.; DE BRUN, C. ABC of knowledge management. NHS National Library for Health: Specialist Library, 2005.
Rayse Kiane
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