IMG 7822

Inovação nas Smart Cities

A VIA participou da palestra Inovação nas Smart Cities realizada na Unisul, on the 21 of June.

A palestra tratou o tema Inovação nas Smart Cities para abordar especificamente os recursos colaborativos para tornar as cidades mais humanas e inteligentes. Estas cidades podem contar com a cooperação de redes de pessoas em prol de uma melhor qualidade de vida em diversos segmentos.

Para ilustrar melhor, houveram algumas palestras de empreendedores sociais, como o criador do aplicativo SOS Eleitor, Mateus Santana, que lançou o aplicativo como uma ferramenta em que a comunidade da Grande Florianópolis pode conhecer através dele, as propostas dos nossos governantes, seus projetos de leis, e também qualificar essas ações se são boas ou não, manifestar sua opinião via aplicativo. As pessoas podem denunciar, reclamar, sugestionar, e desta forma se empoderar no sentido de auxiliar a construção das políticas públicas. “O poder da tecnologia nas mãos do povo é fundamental. Um clique pode levantar ou derrubar um parlamentar”. – Disse Mateus – criador do app. Ele complementa informando que apenas em Florianópolis, já são 3 mil usuários em menos de 3 meses do lançamento do aplicativo.

 

Henrique Dresch da JCI Florianópolis, falou um pouco sobre a sua organização que reúne jovens ativos em causas especificas pelo mundo todo. No Brasil a JCI já existe há 60 anos e junta pessoas que querem ajudar de alguma forma as suas comunidades. Os princípios da organização são: Impactar, Motivar, Investir, Colaborar e Conectar através de voluntariado, desenvolvimento pessoal e companheirismo. O projeto mais conhecido deles é o “Oratória nas Escolas” que existe desde 2013 e consiste em ensinar jovens de escolas públicas, a partir de 14 anos, técnicas de oratória. É feito um concurso anual também, e o jovem vencedor ganha um prêmio, além é claro, da capacitação em si. A vencedora do ano de 2015, estava presente no evento também. A menina Yasmin, de apenas 15 anos, deu uma amostra de como será a sua fala denominada de: Eu Prefeito – como seria ela se fosse prefeita de Florianópolis.

Ana Luiza Goes representando a CODE For floripa, fala com muito empenho sobre a importância de sermos humanos, colaborativos. O seu grupo se reúne em datas específicas, para debater os principais problemas que a cidade está vivendo e dentro destes problemas, procuram entender até que ponto os problemas fazem parte de uma perspectiva viável ao grupo. A partir daí acontece o debate, de onde saem 10 possíveis soluções propostas pelas pessoas presentes e que são analisadas pela própria sociedade. “Até que ponto continuaremos sendo apenas voz e não mãos?” Comenta Ana Luiza, referindo-se a não dependermos exclusivamente do que os governantes podem fazer por nós. Ela complementa dizendo que todos devemos ter inicialmente consciência, seguido de empatia e responsabilidade social.

Nicole Franco do aplicativo social do bem SnapGood, vive atualmente em Orlando, mas é nascida em Florianópolis. Nos EUA se juntou à uma equipe, que chama carinhosamente de “time” para criar a plataforma social SanpGood, que nada mais é do que um aplicativo de rede social do bem, que ali estão em prol de ações e atitudes do bem estar social, animal, ambiental etc. Ela comenta que onde ela mora, as escolas de nível médio tem em seu currículo escolar a obrigatoriedade de que cada aluno tenha pelo menos algumas horas de trabalho voluntário, e que o aplicativo auxilia bastante nesta questão pois consegue reunir em um app todos os locais com demanda de voluntários, e fazer este registro de que as ações foram cumpridas, pontuando assim cada voluntário em seu perfil.

Maryanne Mattos da Assembleia Legislativa, também deu o seu depoimento no evento, ela que também foi a primeira mulher a atuar na Guarda Municipal de Florianópolis, contou emocionada que prestes a completar seus 40 anos, pensou: “O que eu Maryanne posso fazer para deixar de legado em minha cidade, para ajudar as pessoas, para melhorar algum aspecto?” Em vias de encontrar esta resposta, atualmente está envolta em diversos projetos de educação inicialmente, que visam plantar a semente do bem em cada uma de nossas crianças, que são também cidadão desta cidade.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.